Vôlei de Praia

O vôlei de praia provavelmente foi jogado pela primeira vez no Havaí em 1915. O esporte começou como uma forma de diversão para a família na praia.

0

O vôlei de praia provavelmente foi jogado pela primeira vez no Havaí em 1915. Nesta época o Outrigger Beach e o Canoe Club abriram uma quadra na praia de Waikiki.

História do vôlei de praia

A maioria das pessoas acredita que tudo começou em Santa Monica, Califórnia, na década de 1920, cerca de 25 anos após a versão de quadras do jogo ser inventada.

O esporte começou como uma forma de diversão para a família na praia. Seu grande apelo e baixo custo fizeram com que logo se espalhasse pelo mundo.

Na década de 1930, o vôlei de praia estava sendo jogado nos lugares mais diferenciados: Riga, Sofia e Praga, as capitais da Letônia, da Bulgária e da então Checoslováquia.

O esporte recebeu um impulso durante a Grande Depressão. Americanos sem dinheiro iam às praias para jogar o que era praticamente um passatempo sem custos. Era uma verdadeira fonte gratuita de entretenimento.

Na década de 1950, as competições estavam sendo realizadas na Califórnia. Incluído nos jogos estavam concursos de beleza e outras formas de entretenimento.

Como o esporte continuou a crescer, não demorou muito para que os patrocinadores se apresentassem para aproveitar a popularidade do vôlei de praia. Na década de 1970 uma turnê profissional de vôlei de praia foi organizada.

Em 1986, a Federação Internacional de Voleibol reconheceu o esporte. Desde então, a turnê mundial de vôlei de praia se espalhou dos Estados Unidos para a Ásia e Europa.

Em 1999, foram doze eventos abertos para homens e seis para mulheres, com um prêmio total de US$ 3,66 milhões. A turnê de 1999 atraiu mais de 460.000 espectadores.

O vôlei de praia foi um esporte de demonstração nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona. Pouco depois, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que o esporte seria incluído nos jogos de 1996 em Atlanta.

Regras e equipamentos

O vôlei de praia é jogado em uma quadra que é um pouco menor que uma quadra coberta. Ela mede 16 x 8 metros e é dividida em duas metades iguais por uma rede.

Duas linhas laterais e duas linhas finais definem a quadra de jogo. Não há linha central.

Como no tênis, as linhas limítrofes são contadas como parte da quadra.

Quadra Vôlei de Praia
Quadra Vôlei de Praia
  • Altura da rede de vôlei de praia:

O topo da rede do vôlei de praia está situado nas alturas de 2,43 metros para homens e 2,24 metros para mulheres.

As antenas presas à rede e colocadas diretamente acima da linha lateral marcam a área na qual a bola deve passar quando atingida pela rede.

  • Bola do vôlei de praia:

A bola é feita de couro com uma bexiga dentro e tem uma circunferência entre 65 cm e 67 cm e pesa de 260 a 280 gramas.

  • Equipe do vôlei de praia

Uma equipe de vôlei de praia é composta por dois jogadores. Nenhuma substituição pode ser feita. (No entanto, em competições sociais, dois a seis jogadores podem participar).

  • Regras e fundamentos do vôlei de praia
  1. Os jogadores de cada equipe pretendem acertar a bola sobre a rede com as mãos, embora seja permitido que qualquer parte do corpo seja usada para acertar a bola.
  2. Ao contrário do voleibol em recinto fechado, os jogadores não têm posições fixas e podem jogar de qualquer posição na quadra.
  3. Os saques podem ser feitos de qualquer lugar atrás da linha de fundo e podem ser atingidos por baixo ou por cima do braço com qualquer parte da mão, punho ou braço.
  4. Um saque não pode tocar um jogador do mesmo time e os jogadores não podem obscurecer a visão do oponente de um saque.
  5. Uma equipe pode acertar a bola três vezes para devolvê-la, mas nenhum jogador pode acertar a bola duas vezes seguidas, inclusive se ela atingir uma parte de seu corpo e depois voltar para outra parte.
  6. Uma equipe marca um ponto se acertar na bola e ela cair na metade da quadra da oposição.
  7. A bola pode ser direcionada para qualquer lugar na quadra do adversário.
  8. A bola pode ser jogada fora da rede durante uma jogada.
  9. Como o clima afeta o jogo, a troca de equipe termina a cada sete pontos durante os dois primeiros sets e a cada cinco pontos durante o terceiro set.
  10. Cada partida é disputada nos melhores de três sets. Para ganhar um set, uma equipe deve ter uma quebra de dois pontos sobre a oposição. O jogo continua indefinidamente até que este seja o caso.
  11. Os dois primeiros sets são jogados até se chegar aos 21 pontos, enquanto o terceiro, se necessário, é jogado até os 15 pontos.
  12. Cada time recebe um tempo limite de 30 segundos por set.
  13. Nenhum treinamento é permitido durante a partida.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.