Brincadeiras com músicas

Crianças amam brincadeiras e músicas. Confira como juntar as duas coisas e divirtam-se!

Brincar é fundamental na infância para o desenvolvimento da criança. Por meio das brincadeiras, elas conseguem aprender mais sobre o mundo ao seu redor, assim como melhorar as habilidades de coordenação motora e atenção.

Assim, há diversos jeitos de incorporar jogos com outras atividades importantes, como escutar música. A música, por sua vez, é uma grande aliada no desenvolvimento infantil, visto que, além dos benefícios motores, também desperta sentimentos.

Por essas razões, brincadeiras com músicas são perfeitas para apresentar às crianças. Confira!

Ginástica

Dança infantil
Brincadeiras com música – Ginástica

Movimentar o corpo é essencial e pode ser divertido. Escolha uma música animada como Cabeça, Ombro, Joelho e Pé e peça que os pequenos repitam os movimentos exageradamente, assim, exercitando o corpo.

Estátua

Brincar de estátua com música é muito divertido. Basta organizar as crianças com um pouco de espaço entre elas para que possam dançar e fazer outros movimentos. Ao pausar a música, as crianças devem ficar imóveis.

As crianças mais velhas são eliminadas caso se mexam. Já crianças mais novas podem apenas rir dos erros.

Dança do espelho

Organize as crianças em duplas em um espaço amplo, tendo uma criança desempenhando a função de espelho da outra. Em seguida, toque uma música e peça que as crianças dancem. A criança que é espelho deve seguir os movimentos da sua dupla.

Dança das cadeiras

Brincadeiras com música – Dança das cadeiras

Para crianças pequenas, coloque cadeiras em uma roda, apontando para fora. Ao tocar uma música divertida, devem caminhar por volta das cadeiras e sentar-se quando a música pausar.

Já para crianças maiores, coloque uma cadeira a menos, eliminando quem ficar sem assento ao pausar a música. Dessa forma, com cada rodada, uma cadeira é retirada até que reste somente uma.

Coral

O objetivo é mostrar para os pequenos que uma música pode ser composta por diversos elementos diferentes, tornando-se linda se feita em parceria.

Faça com que um grupo cante em um tom agudo, outro grave e outro normal. Assim, serão um coral.

Sinfonia de palmas

Desempenhando o papel de maestro, peça que cada criança, ou grupo de crianças, faça um ritmo batendo as palmas. Gradualmente, junte todos os ritmos, criando uma sinfonia.

Imitar os animais

Brincadeiras com música
Brincadeiras com música – Imitar os animais

Existem diversas músicas sobre animais, como Meu pintinho amarelinho. Com elas, peça que as crianças imitem os animais descritos, não só com o corpo, mas também com os sons.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More