10 Formas de brincar de desenhar
Crianças amam a liberdade e a diversão que desenhar proporciona. Por isso, é uma atividade ideal para incorporar nas brincadeiras.
Desenhar é uma brincadeira essencial para crianças de todas as idades, uma vez que reúne o ensino com a diversão. Por meio de atividades artísticas despretensiosas, é possível desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, a resolução de problemas, a paciência, a cooperação e muito mais.
Porém, desenhar pode se tornar desestimulante se praticado sem novidades ou desafios, perdendo espaço para brincadeiras mais envolventes. Para evitar isso, é necessário inovar e cativar as crianças através da arte. Pensando nisso, preparamos 10 brincadeiras com desenho para você trazer mais cor e alegria para seus momentos.
Desenhar no chão
Desenhar no chão possibilita uma interação diferente com o desenho, visto que a posição do corpo favorece mais ângulos. Para isso, coloque uma cartolina no chão e deixe a criança desenhar livremente no espaço que permite inúmeras possibilidades de arte.
Desenho com giz de cera
Com um lápis de cor, pinte uma folha por inteiro, podendo usar as cores que desejar. Em seguida, use um giz de cera escuro e pinte por cima de toda a folha. Após isso, utilize uma lapiseira sem grafite para arranhar o giz e revelar a cor por baixo, criando desenhos em negativo.
Pote de desenhos
Em um pote, coloque vários papéis com coisas e características diversas, como girafa, roxo, casa, árvore, pequeno, etc. O desafio é escolher dois ou mais papéis aleatórios e executar um desenho com esses elementos.
Desenho no escuro
Um ótimo exercício da habilidade espacial é de vendar as crianças e pedir para que elas desenhem em uma folha sem enxergar. Os resultados são surpreendentes e estimulam os artistas a focar e usar a imaginação.
Molduras
Em um papel, desenhe molduras de diversos tamanhos e formatos. O objetivo é estimular a criatividade e desenvolver desenhos que caibam no espaço destinado, trabalhando também pontos de vista.
Desafios
Prepare vários desafios para que a criança escolha um aleatoriamente e execute. Veja algumas ideias:
- desenhe o seu carro dos sonhos;
- faça um autorretrato;
- crie um animal novo;
- desenhe um jardim.
Desenho em dupla
Participar da brincadeira pode trazer ótimos resultados, além de proporcionar um bom momento com as crianças. Em um papel, inicie um desenho e passe para a sua dupla. A criança, por sua vez, deve continuar o desenho e devolver o papel. Isso deve continuar até a dupla terminar o desenho.
Desenho sem tirar o lápis
Peça que o artista desenhe livremente sem levantar o lápis do papel. Esse exercício estimula a criatividade para encontrar soluções e conseguir executar um plano de desenho.
Complete o desenho
Para essa atividade, é necessário recortar imagens de revistas, como flores, camisas e demais elementos. Cole o recorte em um papel e peça que a criança desenhe a partir da referência.
História em quadrinhos
Essa brincadeira é interessante para desenvolver a capacidade de contar histórias, noção espacial, habilidade motora e criatividade. Desenhe quadrinhos em um papel e peça que a criança desenvolva uma história, utilizando cada quadrinho como uma cena. Ao final, ela deve contar a história, mostrando sua obra.
Leia também:
- 20 Atividades de Halloween para colorir – Dia das Bruxas
- 20 Desenhos da lenda do Curupira para colorir
- Hora de pintar! – 50 desenhos de dinossauro para colorir
Comentários estão fechados.