Candidatos que se inscreveram na fila de espera do Sisu são convocados
Nesta primeira edição do programa, foram disponibilizadas cerca de 226.349 vagas para cursos de graduação.
Na última segunda-feira, 13 de março, foi divulgado o resultado da lista de espera com os nomes dos candidatos aprovados para cursos de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta primeira edição do programa, foram disponibilizadas cerca de 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Entenda!
Lista de espera Sisu
O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Após a divulgação dos resultados do processo seletivo, os alunos que não foram selecionados na primeira chamada podem ser colocados na lista de espera.
A lista de espera é uma segunda chance para os alunos que não foram selecionados na primeira chamada do SISU. Ela é composta pelos candidatos que se inscreveram na seleção, manifestaram interesse em participar da lista de espera e não foram selecionados na primeira fase.
O estudante só pode se inscrever na lista de espera para o curso em que se inscreveu na primeira fase do SISU. Portanto, se o estudante quiser se candidatar a outras vagas, ele deverá se inscrever novamente no processo seletivo em um próximo semestre.
Convocação
A convocação dos estudantes é realizada diretamente pelas instituições de ensino. O MEC reforça que “é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações efetuadas pela instituição para a qual se inscreveu e das disputas de vaga pela lista de espera”.
Por esse motivo, é preciso ficar atento aos prazos, procedimentos e documentos exigidos no edital de cada faculdade, além de horários e locais de atendimento.
O Sisu possui duas edições anuais e seleciona estudantes por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por ordem de maior classificação, até o limite da oferta das vagas, em cada curso superior.
Comentários estão fechados.