Caranguejo exótico é descoberto na Austrália
A Austrália, normalmente um lugar com muitos bichos estranhos, dessa vez surpreendeu até alguns cientistas.
Sem dúvida, a Austrália é o lar dos animais mais exóticos do mundo. O animal do momento é um caranguejo exótico que foi descoberto na Austrália. A espécie descoberta recentemente perto da cidade de Denmark, na costa sul da Austrália, é usada na produção de chapéus e casacos gigantes contendo partes desse animal. A sua forma e pelagem fazem com que o crustáceo pareça um bicho de pelúcia. Mas não se engane, há um exoesqueleto duro por baixo de toda a penugem!
Leia mais: Reino Unido declara que lagostas, caranguejos e polvos têm consciência de si e sentem dor
Como a espécie de caranguejo foi descoberta?
A família Dromiidae viu o caranguejo pela primeira vez e o chamou de Beagle Lamarckdromia. Seu nome é uma homenagem ao navio HMS Beagle, que transportou Charles Darwin ao redor do mundo, e a raça de cachorro, pela qual a sua cor se assemelha.
Eles então o enviaram para Andrew Horsey, curador de crustáceos e vermes no Museu da Austrália Ocidental em Perth. O curador reconheceu o animal como uma espécie de caranguejo-esponja, embora o tenha considerado bem incomum.
As espécies de caranguejos na Austrália
De acordo com Andrew Hosie e Colin McLay (biólogo marinho afiliado à Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia), a espécie trazida pela família foi comparada a outros caranguejos da coleção do museu.
Descobriram que alguns deles não foram identificados ou foram equivocadamente classificados. O primeiro exemplo é o L. Beagle, remontado de 1925. Foi nesse momento que os pesquisadores a classificaram como espécie nova, um dos três caranguejos-esponja pertencentes ao gênero Lamarckdromia.
Caranguejos-esponja do gênero Lamarckdromia
Esta espécie também é um mestre da camuflagem. Os membros da família usam as suas garras dianteiras para coletar pedaços de esponjas e ascídias e as traseiras para segurar por cima da cabeça.
Esses pedaços viram um tipo de gorro nos caranguejos, evitando o reconhecimento por peixes predadores, outros caranguejos e polvos. Além disso, as esponjas utilizadas produzem substâncias químicas indesejáveis, tornando o caranguejo menos atrativo para os predadores.
Esse tipo de caranguejo pode ser encontrado em águas mais rasas e ocasionalmente em águas mais profundas. Para melhorar, eles também se aglomeram em torno de áreas onde ocorre um crescimento substancial de esponjas, para se camuflarem melhor.
Comentários estão fechados.