Carpelo

Continue lendo para conhecer as estruturas reprodutoras de oosferas nas angiospermas.

carpelo é uma folha modificada que forma o aparelho reprodutor feminino das flores, o gineceu. Essa folha carpelar é dobrada em forma de vaso, dando origem ao pistilo.

Carpelo
Carpelo

O gineceu pode ser formado por um, dois ou vários carpelos, a depender da espécie analisada. Normalmente, o número de cavidades internas corresponde a mesma quantidade de carpelos que foram fundidos.

  • Gineceu unicarpelar: formado por apenas um carpelo.
  • Gineceu pluricarpelar: formado por vários carpelos que podem estar livres entre si, chamados de apocárpico, ou fundidos, chamados de sincárpico.
Lóculos do carpelo
Lóculos do carpelo

Pistilo

O pistilo possui o ovário na região basal, que é dilatada. Do ovário parte um tubo chamado estilete que também possui uma pequena dilatação na outra extremidade, chamada de estigma.

Estigma

Parte superior do pistilo que recebe os grãos de pólen. Possui superfície glandular, pilosa ou rugosa para auxiliar na recepção desses grãos.

Estilete

Filete alongado que conecta o estigma ao ovário.

Ovário

Porção basal dilatada do pistilo e originada da fusão de carpelos. Os lóculos no interior dos ovários carregam as células gaméticas femininas, os óvulos.

Eles são estruturas extremamente complexas que possuem muitas células, sendo a principal chamada de oosfera. A quantidade de lóculos, na maioria das vezes indica quantos carpelos formaram aquele pistilo.

Partes do carpelo
Partes do carpelo

Placentação do ovário

A forma como a placenta se organiza dentro do ovário é chamada de placentação e ela determina onde os óvulos são fixados.

  • Parietal: óvulos se originam na parede do ovário;
  • Axilar: óvulos se originam em uma coluna central que foi formada pela união dos carpelos;
  • Central livre: óvulos se originam em uma coluna central que não possui nenhuma conexão com as paredes do ovário.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More