Cartão CNPJ – O que é, como emitir, consulta, imprimir

Para ter todas as licenças necessárias para sua empresa funcionar ou estar em dia com a documentação mais exigida por órgão públicos é necessário ter o Cartão CNPJ.

0

O que é cartão CNPJ? O cartão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), é essencial para identificação junto ao governo Federal e funciona como um documento para sua empresa.

Da mesma forma que todos como pessoa física devem ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) todos como pessoa jurídica devem ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Esse registro é necessário porque essa é a forma de saber se sua empresa está devidamente registrada, os dados referentes a ela e identificar sua empresa perante aos órgãos públicos.

Além disso, vale ressaltar que o cartão CNPJ não é como cartões de banco, um objeto de plástico. É na verdade um documento que você solicita pela internet e faz a impressão.

Então, o cartão CNPJ é essencial como documentação da empresa, pois nele estarão dados da sua empresa, como:

  • O número do CNPJ;
  • A data de abertura;
  • O nome empresarial, ou razão social;
  • O título do estabelecimento, ou nome fantasia;
  • O código e descrição da atividade econômica principal e secundária, também conhecido como CNAE;
  • O código e a descrição da natureza jurídica, que no caso do MEI é microempreendedor individual;
  • O endereço;
  • O e-mail do responsável;
  • O telefone;
  • A situação cadastral;
  • O motivo da situação cadastral.

Como emitir o cartão CNPJ

Para emitir cartão CNPJ é necessário que sua empresa já tenha um CNPJ registrado.

Então, o cadastramento deve ser feito anteriormente, que é feito online pelo site da Receita Federal, porém, é recomendada a ajuda de um profissional contabilista para efetuar o processo.

Após o cadastro, você deve acessar a página Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral e informar seu CNPJ e código de verificação.

Seguido disso, abrirá uma página do comprovante, verifique, confirme as informações e imprima o documento.

Para a realização de algumas funções você necessitará de um certificado digital, chamado também de e-CNPJ. Esse certificado é necessário para ações como emissão de nota fiscal e outras atividades online.

Para emitir o certificado digital é necessário ser o representante legal da empresa. Esses certificados pode ser emitidos por diferentes empresas e com tipos diferentes de certificados, por isso você deve pesquisar os preços e opções para escolher o que é mais útil para seu negócio.

Utilização do CNPJ

O CNPJ é necessário primeiramente para que sua empresa esteja regulamentada e devidamente registrada.

Além disso, é necessário para várias funções da empresa, como emissão de nota fiscal, compra de matérias primas ou mercadorias, contratação de serviços de outras empresas, obter financiamentos empresariais, entre outros.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.