Cerveja criada por IA? Novidade promete fazer sucesso no futuro
Bebida foi idealizada por sócios de empresa no interior de São Paulo e já foi colocada à venda.
O que a cerveja e a inteligência artificial (IA) têm em comum? Após uma ideia arrojada de três sócios brasileiros, elas têm tudo a ver.
Leonardo Tristão, Samis Karam e André Paganuchi, donos de uma empresa em Campinas, uniram duas paixões, a bebida e a tecnologia, para criar algo inédito.
Isso porque eles conseguiram criar, pela primeira vez, uma cerveja através de IA. Assim, esse recurso tecnológico que se popularizou nos últimos anos ganhou mais uma função.
Até mesmo o nome da bebida homenageia tal ferramenta: Aipa (Artificial Intelligence Pale Ale), feita pela Performa_IT, sediada na cidade do interior paulista.
Como desenvolver cerveja por IA?
Na prática, a metodologia utilizada para produzir a cerveja com IA não foi nada “de outro mundo”. A ferramenta apenas criou e apontou a proporção necessária dos produtos a serem utilizados na criação da bebida.
Além disso, a IA sugeriu o nome da cerveja e indicou a disposição da bebida em latas de 470 ml. Vale lembrar que a IA utiliza conhecimentos já existentes na internet e os transforma, criando textos, ideias e novos conteúdos.
Em entrevista ao programa Globo Rural, Leandro Tristão conta que a proposta surgiu há 14 anos, em 2009, quando a Inteligência Artificial como conhecemos hoje ainda nem existia.
Ele disse ainda que gostaria de criar receitas como imaginava ser, levando para uma produção tradicional.
Logo, aquilo que era uma brincadeira entre amigos ganhou corpo, virou coisa séria e, agora, é realidade. Com isso, concretiza-se um antigo sonho dos atuais sócios da empresa campineira.
Empresários vão ampliar produção
Por enquanto, a produção da cerveja feita por IA é limitada. A latinha de 470 ml custa R$ 25 e é vendida em uma cervejaria de Holambra, no interior paulista.
Até então, a empresa fez apenas 1.000 litros da bebida. No entanto, a projeção ainda em 2024 é ampliar para 5 mil litros e aumentar o público consumidor.
Enfim, a Inteligência Artificial será uma espécie de ‘copiloto’ da fabricação dessa nova bebida, que promete fazer sucesso e cativar os clientes pelo sabor e engenhosidade.
A cerveja feita por IA é mais encorpada e melhor se consumida com carne vermelha, ou seja, é um convite para um bom churrasco entre amigos e familiares.
Comentários estão fechados.