Chá e suco de Melão-de-São-Caetano tem benefícios para a saúde
Popularmente conhecido como Melão Amargo ou Erva-de-São-Caetano, o Melão-de-São-Caetano acumula benefícios medicinais.
Essa planta medicinal, um pouco incomum para grande parte dos brasileiros, tem chamado muita atenção de médicos e pesquisadores.
De nome científico Momordica Charantia, o Melão-de-São-Caetano tem um gosto amargo que é bem característico, mas com benefícios comprovados.
A planta tem sido utilizada no tratamento de diabéticos e pessoas com problemas de pele, visto que possui ação hipoglicemiante, cicatrizante e antimicrobiana.
Mas esses não são os únicos benefícios. Além dos mencionados, a planta consegue ser antiviral, inseticida, laxativa e antibiótica.
Isso fez com que se tornasse viável para tratamento de feridas e lesões na pele, além de conseguir aliviar os sintomas de picadas de inseto.
A ação antiparasitária e antimicrobiana deu ao Melão-de-São-Caetano a fama de ser purificador, o que de fato é.
Pesquisas indicam que o Melão Amargo consegue eliminar toxinas e resíduos do corpo. Outras pesquisas, mais contraditórias, apontam como ótimo para prevenir câncer.
(Leia “Confira como a mandioca pode ser importante para a saúde e como cultivá-la” clicando aqui)
Bom, depois de todos os benefícios mencionados, é de se imaginar que você esteja no mínimo curioso sobre essa planta medicinal. Veja como utilizar.
Modos de Usar o Melão-de-São-Caetano
Primeiramente, a forma mais comum de se consumir o Melão-de-São-Caetano é como suco, podendo, inclusive, ser feito polpas do fruto.
Quanto mais concentrado for o suco, mais será possível utilizar de todos os benefícios. Então pode aproveitar de todas as fibras!
Outra maneira mais tradicional é utilizá-lo como Chá. Com algumas fatias secas do melão, ou com suas folhas secas, você consegue um chá poderoso.
Mas atenção! Por se tratar de um fruto de forte ação, é melhor consultar o médico na hora de consumi-lo e ficar atento à quantidade.
O fruto, em todas as suas formas, é contraindicado para gestantes e mulheres em período de amamentação. Pessoas com diarreia crônica ou hipoglicemia também devem evitar.
Muitas pessoas também utilizam as folhas para elaborar compressas para a pele, devido a sua ação cicatrizante.
No mais, é bom apenas se atentar aos cuidados e contraindicações ressaltadas e consumir moderadamente. Há quem faça até sobremesa e utilize o fruto gastronomicamente.
E então, gostou da dica? Acesse o Escola Educação para ter acesso a mais conteúdos que irão te ajudar no seu dia a dia e com a sua saúde. Acesse aqui!
Comentários estão fechados.