10 Chás para Cólicas Menstruais – Chás Caseiros, Alívio de Dores
O chazinho da vovó alivia cólicas menstruais e possui propriedades que vão desde ajudar a relaxar até sumir com gordurinhas indesejáveis. Conheça 10 chás para aliviar cólicas menstruais. Chás caseiros de ervas simples, fáceis de encontrar e que trazem conforto e alívio contra dores.
Tudo o que queremos na fase de TPM, e durante a menstruação, é conforto e bem-estar, não?! Então, que tal tentar chás naturais e caseiros que, além de aliviar as dores das cólicas menstruais, também amenizam enxaquecas e dores nos membros inferiores?! Sintomas muito comuns quando estamos menstruadas.
Os chás caseiros são ricos em muitas propriedades que acalmam, relaxam, fortalecem o organismo e afastam as cólicas. Além disso, só o ritual de preparar chás quentinhos já proporciona uma agradável sensação de bem-estar mental.
O que é cólica menstrual?
A cólica menstrual, chamada cientificamente de dismenorreia, tem início com os ciclos menstruais ovulatórios, pode ser desde um desconforto leve na região do baixo ventre até dores intensas, que chegam a ser incapacitantes.
As cólicas costumam ser mais intensas no período da adolescência, especialmente nos primeiros anos após o início da menstruação.O útero ainda é pequeno e o orifício de saída, mais fechado.
Na fase adulta, a cólica pode ser mais forte em algumas mulheres por usarem absorventes intravaginais, que atrapalham a contração uterina, ou por terem sensibilidade à substância que falaremos mais adiante conhecida como prostaglandina, problema que não tem causa aparente.
Após a primeira gravidez, há chances de a intensidade da dor diminuir devido a alterações na musculatura do útero.
Por que sentimos cólica?
O útero feminino todo mês se prepara para gerar um bebê. Nessa preparação, cria-se uma camada dentro do órgão chamada endométrio, responsável por nutrir o embrião.
Porém, quando o corpo percebe que o óvulo solto durante o período de ovulação não foi fecundado, o próprio endométrio reconhece que não terá utilidade nenhuma e libera a prostaglandina.
Essa substância é responsável por fazer com que o útero se contraia para que o endométrio seja eliminado do organismo de nós mulheres. As contrações do útero comprimem os nervos e os vasos sanguíneos à sua volta, causando dores no baixo-ventre. E assim surge a cólica menstrual.
Confira 10 Chás para Cólicas Menstruais
O ideal é que o consumo dos chás seja feito logo após o preparo, pois a infusão perde propriedades funcionais com o passar do tempo.
1 – Chá de Camomila
Quem nunca ouviu falar do efeito calmante da camomila? É essa propriedade e também o poder de estimular a produção de glicina no corpo, um aminoácido que reduz os espasmos musculares, que faz com que a erva alivie as dores da cólica.
2 – Chá de Gengibre
O gengibre tem efeito analgésico e, por esse motivo, um bom chazinho quente da raiz ajuda a diminuir as dores. Junto ao efeito contra as cólicas, você ainda ganha de brinde o fator emagrecimento da planta, que acelera o metabolismo e queima gordurinhas.
Não é necessário utilizar uma grande quantidade da gengibre no chá, pois é uma raiz de sabor forte.
3 – Chá de Canela
Além de possuir um cheiro todo próprio e agradável, a canela tem efeito anti-inflamatório, e é um antiespasmódico natural, ou seja, ajuda na diminuição das contrações uterinas. O chá da planta também diminui as náuseas, outro sintoma bastante comum no período menstrual.
4 – Chá de Alecrim
O alecrim também é um analgésico e, por isso, alivia as cólicas e demais dores desagradáveis que surgem no corpo, como a enxaqueca e dores nas pernas que nos acomete durante a menstruação.
Utilize somente uma colher de sobremesa de alecrim para uma xícara de água quente, coe a infusão se preferir.
5 – Chá de Hortelã
Uma dos chás mais gostosinhos da lista, a hortelã não é boa somente para quem está gripado, ou tem problemas respiratórios, mas a erva também tem o poder de colocar o útero para relaxar e diminuir a tensão corporal de dias difíceis.
Você ainda pode fazer a combinação de hortelã e gengibre para uma infusão de sabor refrescante.
6 – Chá de Erva-doce
Os grãos docinhos e pequenos da erva-doce são capazes de propriedades antiespasmódicas, o que permite que a erva impeça a contração de tecidos lisos, como dos músculos uterinos. Além disso, a planta tem poder anti-inflamatório e antifúngico.
7 – Chá de Folha de Laranjeira
As folhas de laranjeira têm efeito relaxante, calmante e são sedativos naturais, afastam o estresse e a ansiedade e proporcionam boas noites de sono. Também possuem característica antiespasmódica que inibem as dores de contrações do útero.
8 – Chá de Orégano
A erva tem ação anti-inflamatória e elimina toxinas do organismo. Apenas uma colher de sopa das folhas secas, para uma xícara de chá de água quente, já é suficiente para o preparo de uma infusão que fortalece o sistema imunológico e reduz as cólicas. Beba coado.
9 – Chá de Calêndula
Por causa de substâncias conhecidas como flavonoides, a calêndula, um tipo de margarida, inibe a produção da prostaglandina e reduze as cólicas. A infusão com a planta também pode ajudar a regular o ciclo menstrual.
10 – Chá de Abacaxi
O abacaxi tem ação anti-inflamatória, em razão de conter uma substância chamada bromelina. Você pode aproveitar as cascas para dar sabor a chás e saborear a fruta como sobremesa durante o período menstrual.
Como indicação extra, acompanhe os chás com músicas relaxantes, ou filmes leves, como alternativas para aliviar não somente as cólicas, mas também a mente no período de dores e desconfortos 😉
Você também pode se interessar: Os Melhores Filmes de Romance da Netflix
Veja também: Séries e Filmes de Bruxas que Você Precisa Assistir
muito bom seu artigo me ajudou muito.