Conheça o chip cerebral capaz de ler pensamentos
Paciente em Nova York teria recebido implante no cérebro para conseguir manter a comunicação, mas equipamento gera controvérsias.
Já pensou se existisse um equipamento capaz de identificar e ler os nossos pensamentos, traduzi-los e expressá-los? Pois então fique sabendo que já existem pesquisas complexas sobre a produção desse objeto.
Inclusive, segundo o site Blomberg, um paciente com paralisia em Nova York recebeu um implante de chip cerebral que lê pensamentos. Com isso, amplia-se a esperança de reversão das consequências extremas de doenças que impedem a comunicação.
Leia mais: Mulher Paranaense é a primeira tetraplégica a se formar em medicina
Entenda como funciona esse chip cerebral
O transplante teria acontecido em um paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica, mais conhecida como ELA. Essa doença ganhou destaque mundial depois que o físico Stephen Hawking a desenvolveu. Entre as suas principais consequências estão a incapacidade de se comunicar e a paralisia parcial ou completa de praticamente todos os membros do corpo.
Dessa forma, o chip da Start-Up Synchron seria implantado em um vaso sanguíneo do cérebro e teria interface com um computador. Ademais, ele possui 16 eletrodos para realizar a monitoria de atividades cerebrais de acordo com os pensamentos. Ou seja, seria uma tarefa de interpretação de sinais neurais para então amplificá-los via Bluetooth.
Um chip cerebral é perigoso?
Como mencionamos, não é a primeira vez que se considera ou se estuda a possibilidade de criar um equipamento capaz de registrar o pensamento do ser humano. Inclusive, o bilionário Elon Musk, que é presidente da Tesla, também entrou na discussão. Isso porque no início deste ano, Musk anunciou que pretendia ainda em 2022 começar a comercialização de um chip que lê pensamentos.
Porém, o plano foi barrado pela Food and Drug Administration, que funciona de forma semelhante à Anvisa aqui no Brasil. Após uma série de análises, o órgão decidiu que não seria possível liberar o produto. Com isso, muito se debateu sobre a possibilidade de implantação de chips em seres humanos.
No caso, grande parte das oposições consideram princípios morais e religiosos e algumas teorias da conspiração. Ademais, também se estuda como esses materiais poderiam influenciar a saúde e bem-estar das pessoas. Porém, para termos todas as respostas, ainda precisaremos esperar.
Comentários estão fechados.