Calendário astronômico: agosto terá popular chuva de meteoros Perseidas
Além da chuva de meteoros, outros fenômenos astronômicos estão previstos para este mês, então se você é um grande apreciador, precisa ficar antenado às datas.
O ano de 2022 está sendo repleto de espetáculos astronômicos, então agosto não deixará a desejar. Como destaque, haverá uma chuva de meteoros Perseidas ainda na primeira quinzena do mês, que poderá ser observada melhor nos dias 12 e 13. Outros eventos astronômicos interessantes vão acontecer nos próximos dias. Fique de olho nas datas!
Leia mais: Telescópio James Webb revela galáxia mais antiga do universo
Chuva de meteoros aguardada em agosto
A famosa chuva de meteoros Perseidas é conhecida como uma das melhores em sua categoria no que diz respeito a observação. Podemos esperar até 60 meteoros por hora em seu pico. Essa chuva ocorre todos os anos entre os dias 17 de julho e 24 de agosto.
A chuva em questão é “produzida” pelo cometa Swift-Tuttle. A Terra passa perto dos destroços deste corpo celeste nessa época do ano, porém há uma má notícia para algumas pessoas: no Brasil, a sua observação é mais fácil nas regiões Norte e Nordeste. Ademais, a lua estará quase cheia no período de pico, dificultando a visualização geral.
Como a lua é muito mais brilhante do que qualquer outra coisa no céu noturno, sobretudo a cheia, ela apagará quase todas as Perseidas, com exceção das mais brilhantes, conforme elas atravessam a nossa atmosfera e queimam bem acima de nós.
Dicas para observar melhor a chuva de meteoros
Para observá-la melhor, vá para um local com o céu bem limpo, aguarde até às 2h30 da manhã e então procure pelo radiante, que é a constelação de Perseu, pois é nesse horário em que ele surge ao norte. Todavia o melhor momento para observar os meteoros ainda é antes do nascer do Sol, em torno das 6h da manhã. É duro, mas vale a pena.
Outros fenômenos astronômicos em agosto
A lua cheia começa no dia 11 de agosto e deve ser a última superlua do ano. Já no dia 18, acontecerá a atividade máxima da chuva de meteoros kapa-Cignídeos. Como estará em seu pico, poderá ser vista a olho nu em regiões de céu limpo, desde que conte com uma baixa luminosidade urbana.
Além disso, a NASA irá lançar a primeira missão do programa Artemis no dia 29 de agosto, às 10h33 (horário de Brasília). Caso o lançamento realmente ocorra nesta data, a missão terá duração de 42 dias. O retorno da cápsula Orion à Terra será de 42 dias após o lançamento, em 10 de outubro.
Comentários estão fechados.