Clorofila

Esse é um dos pigmentos mais importantes para as plantas. Vamos conhece-lo?

O que é clorofila? A clorofila é um pigmento natural presente nos cloroplastos de todas as células fotossintetizantes das plantas, algas, cianofíceas e alguns protistas.

Esse pigmento absorve luz violeta, azul e vermelho no espectro eletromagnético e reflete a luz verde, ou seja, todos os organismos que possuem clorofila são verdes.

A quantidade de clorofila presente e a distribuição dela em cada espécie é bastante variável, por isso existem vários tons de verde diferentes nesses organismos.

Onde a clorofila é encontrada?

A clorofila pode ser encontrada em todos os seres vivos fotossintetizantes do planeta Terra, em maior concentração nos órgãos que apresentam coloração verde.

As moléculas desse pigmento ficam armazenadas no interior dos cloroplastos, em membranas internas chamadas de tilacoides.

Juntos, cloroplasto e clorofila, formam um fotossistema, onde cada um possui em torno de 400 moléculas de clorofila.

Como é a clorofila?

A estrutura molecular da clorofila possui quatro anéis pirrólicos ligados no centro por um átomo de magnésio. O átomo de magnésio também está ligado a quatro átomos de hidrogênio e uma longa cadeia lateral de álcool.

A fórmula química é representada por: C55H72O5N4Mg. A clorofila possui uma estrutura química instável e, por isso, é facilmente degradada. 

Clorofila - Fórmula química e estrutural
Clorofila – Fórmula química e estrutural

A clorofila pode apresentar quatro variações de acordo com a posição dos radicais na molécula:

  • Plantas verdes: clorofila a e b
  • Algas e cianobactérias: clorofilas c e d

A clorofila do tipo a é o mais abundante, com cerca de 75% do total de clorofila. As clorofilas b, c e d são consideradas pigmentos acessórios que ampliam a absorção de luz.

Para que serve a clorofila?

Esse pigmento é o responsável por absorver a energia da luz solar e transforma-la em energia química através do processo de fotossíntese.

Clorofila - Absorção de energia dentro dos cloroplastos (local onde a clorofila é armazenada).
Clorofila – Absorção de energia dentro dos cloroplastos (local onde a clorofila é armazenada).

Além disso, ela possui importância na indústria pois é utilizada como corante natural para alimentos e cosméticos.

Existem também pesquisas que indicam eficácia do uso de clorofila como agente antioxidante.

Como é feita a absorção da luz?

A energia luminosa é absorvida através da excitação de elétrons da clorofila. Essa absorção pode acontecer de três maneiras, onde a clorofila sai do nível energético mais alto com elétrons excitados e volta ao nível mais baixo.

  1. Ocorre conversão total ou parcial da energia em calor.
  2. A energia é transferida de uma molécula de clorofila excitada para outra próxima, formando uma cadeia de excitação de moléculas, num processo chamado de transferência de energia por ressonância.
  3. Os elétrons excitados são passados adiante, através de uma cadeia transportadora de elétrons, transmitindo assim a energia.

O processo de fotossíntese utiliza as duas últimas formas de transferência de energia. A energia é usada no fotossistema em dois processos diferentes: complexo antena e centro de reação.

No complexo da antena acontece a captação de energia pelas moléculas de clorofila e transferência por ressonância até o centro de reação.

O centro de reação converte a energia luminosa em energia química através da perda de elétrons das moléculas de clorofila.

Todo esse processo de perda de elétrons oxida a molécula de clorofila, gerando assim o gás oxigênio (O2) no final da fotossíntese.

Outros pigmentos associados

Existem outros pigmentos que também absorvem luz em outros espectros e possuem papel acessório na fotossíntese, transferindo energia para ela, são eles: carotenoides e xantoplastos.

Mesmo que a planta seja totalmente verde, provavelmente ela tem outros pigmentos em quantidades menores que a clorofila.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More