Confira como fazer cocada de colher de micro-ondas de forma simples

Veja esta receita prática e deliciosa deste doce muito famoso no Brasil.

A cocada é um dos doces mais populares do Brasil e tem muitas variações, como a cocada tradicional, a cocada cremosa e a cocada de colher. Embora existam diversas formas de prepará-la, uma das mais simples é a cocada de colher de micro-ondas. Portanto, neste artigo, vamos te ensinar a fazer esta receita prática e rápida!

Leia mais: Aprenda essa receita de doce de leite caseiro rápido e saboroso

Passo a passo para preparar cocada de colher de micro-ondas

A receita de cocada de colher no micro-ondas não gera sujeira na cozinha e é simples de ser feita, tendo um grau de dificuldade fácil. Entretanto, o tempo total da preparação é de 1 hora e 20 minutos, pois a espera até a cocada esfriar é de cerca de 60 minutos.

Ademais, o rendimento da receita é de 12 porções. Mas, caso você deseje fazer mais ou menos cocada, basta aumentar ou diminuir os ingredientes de forma proporcional. Confira os itens necessários, o modo de preparo e dicas a seguir.

Ingredientes:

  • 1 lata ou caixa de leite condensado;
  • 2 xícaras de chá de coco fresco ralado;
  • ½ xícara de chá de leite;
  • 2 unidades de cravo-da-índia;
  • 1 pedaço de canela em pau.

Modo de preparo:

Primeiramente, pegue um recipiente refratário fundo com bordas altas e acrescente todos os ingredientes da cocada. Em seguida, coloque o vasilhame no micro-ondas e ligue o aparelho em potência alta, durante sete minutos.

Quando o tempo se esgotar, retire o recipiente do micro-ondas e misture bem com o auxílio de uma colher de pau. Agora, reserve a preparação e deixe esfriar um pouco.

Depois, leve para a geladeira por aproximadamente uma hora. Assim que a cocada estiver gelada, remova os cravos-da-índia e o pedaço da canela em pau, distribua o doce em 12 copinhos e pode servir!

Dicas extras

Para saber o ponto certo da cocada, basta comparar ao do brigadeiro, pois ela deve estar firme e desgrudar do fundo do recipiente. Apesar de retirar os cravos-da-índia da cocada de colher, você pode servi-la decorada com esse elemento, se desejar. Ademais, após pronto, este doce dura no máximo cinco dias e deve ser armazenado em vasilhas bem fechadas ou envolvidas em plástico-filme.

Por fim, caso você prefira o doce mais consistente, coloque no fogo médio e mexa bem até atingir o ponto certo. Então, despeje a mistura em uma bancada untada com manteiga e espalhe, deixando a guloseima esfriar em temperatura ambiente antes de cortá-la.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More