Com a virada do mês, região Sul deve experimentar um aumento nas temperaturas; veja
De acordo com o METSUL Meteorologia, uma massa de ar quente tomará conta da América do Sul em agosto, fazendo com que os termômetros subam consideravelmente.
O inverno de 2023 só acaba em meados de setembro, porém as temperaturas devem começar a subir bem antes disso no Sul do país.
No Rio Grande do Sul, um dos estados brasileiros mais frios, o final de semana foi bastante frio, inclusive com algumas cidades registrando mínimas negativas. São José dos Ausentes, por exemplo, teve impressionantes -2,3ºC.
Enquanto isso, a Argentina se prepara para receber uma massa de ar extremamente quente para esta época do ano, especialmente no Norte do país.
Essa massa de ar quente influenciará o clima no Rio Grande do Sul, trazendo uma elevação nas temperaturas, noites menos frias, nevoeiro ao amanhecer e tardes mais quentes.
(Imagem: Divulgação)
Apesar do afastamento da massa de ar frio, o tempo continua seco e aberto durante a primeira metade da semana, o que favorece mais resfriamento noturno e a formação de cerração
Por consequência, as madrugadas das primeiras segunda-feira, terça-feira e quarta-feira do mês ainda serão marcadas por temperaturas baixas típicas do inverno.
São José dos Ausentes pode registrou marcas em torno de 0ºC nesta segunda-feira e ficará entre 1ºC e 2ºC nesta terça-feira e na quarta-feira.
Já Porto Alegre, a capital gaúcha, pode apresentar temperaturas entre 6ºC e 8ºC no extremo Sul da cidade na segunda-feira, enquanto os bairros mais centrais podem experimentar marcas próximas a 10ºC.
Temperaturas subindo
O aquecimento ao longo da semana será mais notório na metade Oeste do estado, embora haja aumento das temperaturas também em outras regiões durante as tardes.
Nas cidades próximas à Argentina, a previsão é de tardes quentes, com possibilidade de atingir ou se aproximar dos 30ºC, especialmente no Noroeste.
No que diz respeito às chuvas, a semana se mantém predominantemente seca. A maior parte dos dias será ensolarada, com chance de precipitação apenas no Sul do estado na sexta-feira, e que poderá avançar para outras regiões no sábado, embora em volumes baixos.
O mês de agosto se inicia com temperaturas acima do esperado para esta época do ano, principalmente no Sul do Brasil.
Tal situação é influenciada por uma massa de ar quente e seca que domina as latitudes médias da América do Sul, afetando as condições climáticas e tornando a semana mais quente e seca na região.
A população deve se preparar para um período de calor fora do comum e se atentar aos cuidados com a saúde e hidratação.
As autoridades meteorológicas continuarão monitorando a situação e emitindo alertas para que todos possam se precaver diante das mudanças climáticas iminentes.
Comentários estão fechados.