12 Comidas de Natal de dar água na boca
Você sabia que a origem da ceia de Natal remonta a tempos muitos antigos, antes mesmo do nascimento de Jesus e dos registros do Novo Testamento? Saiba essa e outras curiosidades sobre os pratos da ceia natalina.
Registros históricos apontam o banquete natalino como um tradicional ritual realizado por povos pagãos em celebração ao solstício de inverno – fenômeno que marca o início da estação. Tudo isso aconteceu antes mesmo do surgimento do Império Romano, séc. VIII a.C.
Coincidência (ou não), na região do hemisfério norte, acontece a noite mais longa do ano, entre os dias 22 e 25 de dezembro. Naquela época, durante as celebrações do solstício, a comida era servida como símbolo de confraternização, um presente dado aos entes queridos pelos cidadãos das aldeias.
Atualmente, os pratos típicos servidos na ceia brasileira possuem diferentes origens. Por exemplo, o bolinho de bacalhau e a rabanada são heranças dos patrícios portugueses, enquanto o peru assado veio das tradições dos índios norte americanos. Essa mistura cultural acabou dando origem às deliciosas comidas de Natal que conhecemos hoje.
Comidas de Natal
Algumas receitas já se tornaram parte da tradição histórica que é o Natal. Confira quais sãos os pratos mais consumidos nas confraternizações durante a ceia.
Veja também: 28 Comidas típicas brasileiras – As receitas mais tradicionais do Brasil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.