Papai Noel – Origem, história, São Nicolau, fotos, Natal, curiosidades

Descubra a história e algumas curiosidades sobre o “bom velhinho”.

Quando o Natal se aproxima, é impossível não lembrar do Papai Noel, essa figura que faz parte de gerações, alimentando os sonhos das crianças e levando luz por onde passa.

Tradicionalmente, o “bom velhinho” é uma das marcas registradas das comemorações do nascimento do Menino Jesus, por significar bondade e amor, além de trazer esperança para milhões de pessoas.

No Natal, é comum as crianças escreverem cartinhas para o Papai Noel pedindo um presente. Se irão ganhar, vai depender do comportamento delas. Quem obedeceu aos pais e teve um bom rendimento escolar durante o ano é presenteado pelo bom velhinho.

Segundo histórias, na noite de Natal, o senhor de barbas longas atravessa o mundo com o seu trenó e as nove renas para distribuir os presentes. Ele desce as chaminés e deixa os pedidos debaixo da árvore de Natal.

Saiba mais sobre a origem do Papai Noel e outras curiosidades!

Origem do Papai Noel

O Papai Noel foi criado para se assemelhar a uma figura conhecida no catolicismo. O São Nicolau de Mira foi um bispo que nasceu na Turquia no ano de 280 d.C. O principal propósito de sua vida era ajudar as pessoas, ele era conhecido por deixar moedas nas chaminés dos mais necessitados.

Uma das histórias famosas de São Nicolau é que ele pagou o dote de três moças. Os pais delas não tinham condições e precisavam dar o dinheiro para que as jovens pudessem se casar — na época, era comum as mulheres pagarem uma certa quantia para a família dos noivos. São Nicolau ajudou-as com um saco de moedas de ouro e prata e, assim, os pais puderam fazer o pagamento.

Existem diversas versões dessa história, uma delas diz que não eram três, e sim uma jovem que morava apenas com o pai. Porém, o mais importante é a mensagem de bondade e afeto, independente de qual seria o conto verdadeiro.

O Dia de São Nicolau é comemorado em 6 de dezembro, por isso é comum que as famílias montem suas árvores de Natal nesta data, para homenagear o bispo. Além disso, São Nicolau é padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega.

Além dele, existe também a lenda do Velho Inverno, um senhor que andava de porta em porta pedindo comida durante os climas mais frios. Quem o ajudasse, passaria um bom inverno.

Representação do Papai Noel

O Papai Noel que conhecemos hoje, com roupas vermelhas, gorro, cinto, botas e segurando um grande saco de presentes, é bem diferente das primeiras versões que surgiram ao redor do mundo.

Era comum que ele fosse representado com roupas mais escuras, em tons de marrom. Além disso, o bom velhinho era pequeno e magro, e parecia mais como um duende.

Papai Noel da Coca-Cola

Tudo começou a mudar as campanhas publicitárias da Coca-Cola. A empresa utilizou do vovô para garantir o marketing de Natal.

Em 1931 foi a primeira vez que o Papai Noel apareceu com o novo visual (roupas vermelhas e um aspecto mais colorido e vivo)e, atualmente, ele é uma das maiores representações da marca.

Curiosidades sobre o Papai Noel

  • Para os americanos, o Papai Noel mora no Polo Norte; já para os europeus, ele vive na Lapônia, Finlândia.
  • A pronúncia em Portugal é “Pai Natal”; nos Estados Unidos, “Santa Claus”.
  • Segundo a história, ele mora com sua esposa, a Mamãe Noel, e com alguns elfos que ajudam a fabricar os brinquedos para as crianças.
  • Como ele pode entregar vários presentes ao redor do mundo apenas em uma noite? Simples, existem fusos horários, por isso ele consegue presentear todos.
  • Algumas pessoas costumam deixar biscoitos para que o Papai Noel possa petiscar enquanto visita a casa para entregar os presentes.
  • O endereço do Papai Noel na Finlândia é: Tähtikuja 1, 96930 Rovaniemi.
  • Todo ano, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) mostra a rota do Papai Noel na véspera de Natal, assim, as crianças conseguem acompanhá-lo em seu trajeto.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More