Como encontrar o propósito para a vida na terceira idade?

Ter um propósito quando se está entrando no último processo de envelhecimento contribui para que a qualidade de vida naquele período seja agradável. Entenda por quê.

O início do ano é um bom momento para avaliar o período anterior e definir quais serão as nossas expectativas e projetos para os próximos meses que estão por vir. Na terceira idade, esse evento frequentemente serve como um chamado para reavaliar a vida e dar um novo sentido à existência. Como fazer isso? Veja como encontrar um novo propósito.

Leia mais: Problema com idade? Veja 3 signos que não sabem envelhecer bem

A exigência de ter um propósito é essencial para que o idoso se sinta ativo e estimulado. É sobre estabelecer metas e deixar claro os motivos por trás da evolução diária do indivíduo, ou seja, a razão de seguir respirando e vivendo.

O que é um propósito de vida?

Da mesma forma que descobrir a própria vocação implica em ser capaz de escolher entre todas as possibilidades que há dentro de si, descobrir o propósito da existência do indivíduo implica em selecionar o trabalho, dentre todas as possibilidades, que deve realizar a partir de então.

Achar um propósito é identificar o ideal ou o que mais se aproxima da nossa vocação, para então dedicar-nos inteiramente à concretização do mesmo. A questão aqui é averiguar o que devemos fazer com nossas vidas, ou seja, que direção dar a ela e quais atividades devem ocupar o nosso tempo.

  • A dificuldade de ter um propósito de vida na velhice

Nos últimos anos, ter um foco para o qual viver tornou-se uma questão significativa na pesquisa médica, particularmente no cenário de uma população envelhecida. Estudos têm demonstrado que esta é uma ferramenta que pode melhorar a saúde mental e emocional, bem como aumentar a capacidade física dos idosos.

  • Estudo sobre o tema

Em um estudo publicado na respeitada revista médica JAMA Psychiatry, os pesquisadores descobriram que, entre mais de 4 mil homens e mulheres com mais de 50 anos, aqueles com um objetivo de vida definido envelheceram melhor fisicamente, pois apresentaram mais força na locomoção e vigor para realizar tarefas do dia a dia.

Embora a possibilidade de vivenciar a velhice possa parecer grande quando somos jovens, raramente a consideramos. É difícil incluir “tornar-se idoso” nas resoluções de ano novo ou nos planos futuros, não é mesmo?

A maioria das pessoas esquece de incluir o tópico “vou me preparar para um envelhecimento saudável” em seus objetivos de vida. Se já faz isso, acredite, com certeza você pertence a uma minoria. Caso isso nunca tenha passado pela sua cabeça, lembre-se sempre de fazer, pois será muito importante!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.