Pulgas e carrapatos, saiba como evitar essas pragas em seus pets

Confira dicas de como acabar com as pulgas e carrapatos do seu pet

Pulgas e carrapatos são parasitas que transmitem aos animais de estimação doenças que podem ser irritantes e até mesmo perigosas para suas vidas.

Uma das principais doenças causadas por esses parasitas é a dermatite. Identifica-se ela  inicialmente devido a constante coceira no animal. As pulgas são os parasitas mais comuns e frequentes nos animais de estimação. Sendo assim, elas podem colocar 2 mil ovos e sobreviverem até 100 dias sem alimentação.

Leia mais: Confira quais são as raças de cães considerados perigosos

As pulgas podem transmitir um verme chamado de Dipylidium caninum, quando ingeridas por cães e gatos ao se coçar. A infecção causa diarreia e perda de peso e outros problemas. Transmite-se algumas delas para humanos, por isso é importante proteger os animais de estimação para evitar contaminação.

Recomenda-se ida ao veterinário a cada 6 meses ou 1 ano para realizar uma bateria de exames para ver a saúde do seu pet. Sendo assim, pensando nisso preparamos este artigo sobre como evitar pragas em seus pets, confira:

Principais doenças que o carrapato transmite

Transmite-se a Erliquiose e a Babesiose, pelo carrapato marrom, ao ficar no corpo do animal por cerca de 4 horas ou mais.

  • Erliquiose

A Erliquiose invade a corrente sanguínea do pet e ataca os glóbulos brancos, o deixando mais vulnerável para doenças externas. A Erliquiose é uma doença que acaba sendo um pouco agressiva ao animal causando anemia, febre e sangramento interno dos órgãos causando a morte.

Essa doença pode ser identificada pela febre, falta de apetite, presença de manchas vermelhas na pele, sangramento na urina e em casos mais avançados, convulsões.

  • Babesiose Canina

Devido a protozoários que destroem as hemácias caninas. Quando não se trata, a doença estando em fase aguda o cão pode morrer em poucos dias. Identifica-se a Banesiose canina através de exames laboratoriais, mas observa-se os sintomas dia a dia.

Se o cão ou gato apresentar, falta de apetite, apatia, vômito, diarréias, febre e pele amarelada ele pode estar contaminado pela doença do carrapato.

O tratamento da Babesia em cães pode ser longo mas tem cura, porém é muito importante que o tutor siga as recomendações médicas à risca.

Veja como evitar pulgas e carrapatos

Hoje em dia o mercado voltado para os animais domésticos está em alta, principalmente aos cuidados da saúde dos pets.

Primeiramente, encontra-se facilmente coleiras anti pulgas e carrapatos  em casas especializadas em artigos animais, pet house e clínicas veterinárias. Encontra-se também, o uso de medicamento próprio para eliminar esses parasitas, mas devem ser prescritos por veterinários.

O controle maior contra pulgas e carrapatos também se dá ao ambiente que o animal convive. Fazer a higienização e desinfecção do local é importante.

Por fim, o tutor pode encontrar sprays e produtos de limpeza específicos contra essas pragas para utilizar no ambiente que o pet convive.

Sendo assim, é importante a ida ao veterinário para verificar a saúde do seu melhor amigo.

Então, agora que você já sabe como evitar pragas em seus pets, que tal encaminhar para aquele seu amigo que também tem vários pets.

Gostou do post? Quer saber mais? Confira: Conheça as raças de gatos que se adaptam melhor em apartamentos

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More