Como fazer capa de trabalho

Principal elemento pré-textual de um projeto, a capa contém as principais informações de identificação da escola e do aluno.

0

A capa é o primeiro elemento pré-textual de um trabalho escolar ou acadêmico. Nela, devem estar contidas as informações sobre a instituição de ensino, tema, nome dos autores, local e ano do projeto, entre outras.

Desta forma, a capa do trabalho é muito importante para sua apresentação e avaliação. Em geral, na educação básica não existe uma regra específica. Entretanto, no ensino superior, a formatação da capa deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Confira a seguir as orientações de como fazer uma capa de trabalho.

Estrutura da capa de trabalho

A capa deverá conter todas as informações básicas de identificação da escola, da disciplina e do aluno. Por isso, a estrutura recomendada para a capa de trabalho é a seguinte:

  • Nome da escola;
  • Série;
  • Disciplina;
  • Nome do professor;
  • Nome completo do aluno;
  • Título do trabalho;
  • Subtítulo do trabalho, se houver;
  • Cidade e ano do trabalho (opcional).

Pensando na impressão do trabalho, também é fundamental estar atento às margens da página. A configuração mais indicada é de 3 cm nas margens superior e esquerda, e de 2 cm nas margens inferior e direita.

Como fazer capa de trabalho?

Para os estudantes que estão no Ensino Fundamental ou Médio, cuja escola não exija uma estrutura específica para as capas de trabalho, é possível usar a criatividade. Assim, além das informações de identificação, o aluno pode pensar em um design mais elaborado para deixar esse elemento mais divertido ou personalizado de acordo com o tema.

Programas, aplicativos e sites de design oferecem várias opções de fontes, efeitos, imagens e elementos para personalizar a capa. Alguns, inclusive, disponibilizam modelos prontos e editáveis, basta que o estudante escolha o design de sua preferência e insira suas informações.

Caso o estudante goste de atividades manuais, ele mesmo pode fazer a capa dos trabalhos escolares usando colagens ou ilustrações e fazendo uma letra bem caprichada. O importante é que as informações sejam apresentadas de forma clara.

Formatação de capa de trabalho no padrão ABNT

Caso o estudante já esteja na graduação ou queira fazer a capa de trabalho conforme as regras da ABNT para se familiarizar com esse tipo de formatação, a estrutura da capa é bem específica. Confira:

  • Nome da instituição de ensino (em negrito e caixa alta);
  • Curso (opcional)
  • Nome completo do aluno (em caixa alta);
  • Título do trabalho (em negrito e caixa alta);
  • Subtítulo do trabalho;
  • Local (em caixa alta);
  • Ano.

A fonte para a capa, assim como o restante do trabalho, deve ser Arial ou Times New Roman no tamanho 12. As margens seguem a configuração de 3 cm para as margens superior e esquerda e de 2 cm para as margens inferior e direita.

Todos os elementos devem estar centralizados. Já o espaçamento deve ser feito da seguinte forma: 3 espaços entre o nome da instituição e o do aluno; 12 a 16 espaços entre o nome do aluno e o título/subtítulo; e 12 a 16 espaços entre o título e local/ano.

O que não fazer na capa de trabalho

Em qualquer atividade escolar, os erros de português não são bem aceitos e podem resultar em perda de nota, inclusive se estiverem apenas na capa. Por isso, é importante revisar atentamente todo o material antes de entregá-lo ao professor.

No caso de trabalhos personalizados, fique atento para não exagerar no design. A disposição dos elementos deve ser feita de forma harmônica e visualmente agradável. Não exagere nas cores, imagens e uso de fontes estilizadas.

Já segundo o padrão ABNT, não é necessário colocar o período ou série em que o aluno está, nem a identificação do professor ou disciplina.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.