Como fazer citação

Uma citação é uma ferramenta muito importante em um trabalho acadêmico por mostrar referencial teórico. Confira como fazer citação!


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição responsável por determinar a forma como os trabalhos acadêmicos devem ser estruturados. Isso ocorre não só para facilitar a leitura, como também para tornar possível a consulta eficiente.

A citação é um recurso que é padronizado por meio da ABNT. Uma citação é uma referência a outro autor, direta ou indireta, para embasar o trabalho acadêmico. Sendo assim, confira este artigo para saber como fazer citação!

Como fazer citação direta

Nome do autor fora de parênteses

Somente a inicial maiúscula do sobrenome (Ano, página)

Exemplo: Lima (1993, p. 178) é enfático ao afirmar: “…não há na literatura contemporânea aos primórdios da imprensa moderna atual a necessidade do reportar, completamente factual.”

Nome do autor entre parênteses

(Todo o sobrenome em letra maiúscula, ano, página)

Exemplo: “…não há na literatura contemporânea aos primórdios da imprensa moderna atual a necessidade do reportar, completamente factual” (LIMA, 1993, p. 178).

Nos casos de citação direta maior que três linhas, considerada uma citação longa, deve-se aplicar um recuo de 4 cm à direita, espaçamento simples e tamanho de fonte 10.

Como fazer citação indireta

Sobrenome com primeira letra em maiúscula (ano)

Exemplo: De acordo com Lima (1993), na há a necessidade de reportar o estritamente factual na imprensa atual.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More