Descubra aqui como fazer a inscrição para o Enem 2020!

Mesmo com inúmeros pedidos de adiamentos, o Enem 2020 continua previsto para o início de novembro e as inscrições já estão abertas. No valor de R$ 85,00, as inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio.

0

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram abertas nesta segunda-feira, 11, e vão até o dia 22 de maio. A taxa de inscrição é R$ 85,00, podendo ser quitada até 28 de maio, observado o horário bancário. Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforçou que todos os alunos interessados devem fazer a inscrição, inclusive os isentos da taxa.

Segundo o Inep, a gratuidade da taxa de inscrição será garantida a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Enem, mesmo que sem o pedido formal. Mesmo com diversos pedidos de adiamento em razão da pandemia, as provas presenciais serão realizadas nos dias 1º e 8 de novembro.

Há duas novidades no Enem 2020: o Enem Digital, em aplicação-piloto para 101 mil inscritos, e a utilização de programas eletrônicos, com o objetivo de facilitar a leitura de pessoas com deficiências visuais. Nesta edição, o Enem se integra ao portal de acesso único do governo federal.

Provas

O exame presencial ocorrerá em dois domingos, 1 e 8 de novembro, e a estrutura permanece a mesma. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. Já no segundo domingo, será a aplicação de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h.

Já a prova digital está prevista também para dois domingos: 22 e 29 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo dia, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h.

Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha e a redação será feita em papel.

Como fazer a inscrição

A inscrição deve ser realizada na Página do Participante, no site ou pelo aplicativo do Enem. Na página do participante, o aluno deverá informar o número do CPF e do RG e, em seguida, será criada uma senha de acesso que permite verificar o cartão de confirmação e os resultados do candidato.

Além disso, é necessário informar um número de celular e e-mail válidos para receber os comunicados do Inep. Segundo o órgão, até 22 de maio será possível atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico.

No ato da inscrição, os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir o processo, no objetivo facilitar a identificação e aumentar a segurança durante todas as etapas do exame. A foto deve ser atual, individual, colorida, no formato JPG, JPEG ou PNG.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais, em 18 de junho.

Leia também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.