Pamonha de milho: Confira o passo a passo do preparo de forma simples!

Veja como preparar essa receita clássica do Brasil com praticidade.

A pamonha de milho tem origem indígena, é muito popular em todos os estados do Brasil e teve diversas adaptações ao longo do tempo. Por ser tão famosa, principalmente na época de São João, é comum que os fãs dessa iguaria busquem maneiras práticas de preparar o prato.

Portanto, neste artigo, vamos te ensinar o passo a passo para fazer pamonha de milho de forma simples. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Delícia! Melhores 20 receitas de comidas de festa junina para fazer em casa

Passo a passo para fazer pamonha de milho

Embora pareça uma receita complicada de ser feita, o grau de dificuldade do preparo da pamonha é considerado fácil. O tempo total da preparação é de 1 hora e 10 minutos, sendo que a maior parte desse período é destinada ao cozimento.

Além disso, a receita deste artigo rende 14 porções, mas você pode reduzir ou aumentar a produção alterando proporcionalmente a quantidade dos ingredientes. Confira os itens necessários e o modo de preparo a seguir!

Ingredientes e modo de preparo

Ingredientes:

12 espigas de milho verde;
1 lata ou caixa de leite condensado;
½ xícara de chá de leite líquido integral;
4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Primeiramente, descasque todos os milhos, mas não se esqueça de reservar as cascas/palhas para embalar as pamonhas. Lave as espigas e as cascas, e depois debulhe os milhos cortando os grãos bem próximo ao sabugo.

Em seguida, pegue um liquidificador e coloque o milho no aparelho. Acrescente o leite condensado, o açúcar e o leite líquido, bata e reserve. Enquanto isso, adicione as palhas do milho em uma panela com água e deixe ferver rapidamente para amolecer este vegetal.

Depois, separe as cascas menores e desfie, a fim de formar tiras estreitas para amarração. Então, pegue as palhas maiores, faça duas dobras sobrepostas nas laterais, dobre no meio e junte as extremidades abertas para formar um pacote.

Logo, pegue a sacolinha pelas pontas e encha com o creme de milho do liquidificador. Lembre-se de não transbordar o pacote, pois você precisa fechá-lo amarrando com as tiras feitas anteriormente.

Por fim, coloque os pacotes na água fervente e cozinhe durante 30 minutos ou até a palha adquirir cor amarela e as pamonhas ficarem firmes. Feito isso, é só retirar da água, escorrer e aproveitar, consumindo a pamonha de milho quente ou fria.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog do Escola Educação e tenha acesso a diversas outras receitas, materiais, curiosidades e notícias de todo o Brasil!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More