Como fazer um resumo de um livro

0

Quando se aproximam as provas para os vestibulares, concursos ou mesmo na escola e nos cursos de graduação, é preciso saber elaborar bons resumos de livros. Muitas vezes, os resumos são confundidos com resenhas críticas, e os alunos, em geral, sempre se perguntam o que vem a ser esse tal resumo e como ele se diferencia de uma resenha.

Um resumo é um gênero textual do conjunto do tipo expositivo, ele é aquele que irá sintetizar as ideias principais da história narrada em um livro, analisando e simplificando o que está descrito, de forma que o conteúdo será aprendido e memorizado. Normalmente, os textos a serem resumidos são aqueles que possuem uma história envolvendo personagens desenvolvendo fatos com a da descrição deles, do tempo e do espaço, ou seja, do tipo narrativo.

Uma resenha pertence ao mesmo tipo textual, porém, é um tipo de resumo em que o autor deve apresentar a sua interpretação dele, de forma que é necessário acrescentar o ponto de vista sobre a história, diferentemente do resumo, que não devem ser acrescidos juízos de valores, ou seja, não são permitidas construções do como: “eu acho”, “em minha opinião”, entre outros.

Os resumos de livros são ótimos aliados para demonstrar que o conteúdo do livro foi compreendido e interpretado, e, muitas vezes, eles são cobrados como avaliações tanto no ensino regular como no ensino superior. Nos vestibulares e concurso, podem ser cobrados em suas provas, além de que resumo é útil para sintetizar as ideias principais para a fixação do conteúdo, auxiliando no estudo daqueles livros que irão cair nas provas de literatura.

Observe as principais características desse gênero:

1) Leia e releia o livro que irá resumir
Primeiramente, é necessário ler e reler o livro, como se trata de uma quantidade de texto maior do que pequenos textos de interpretação, é bom ter bastante atenção e, se preciso, dividir a leitura separando determinados horário de leitura com duração já estipulada.

2) Organize as ideias
Faça anotações sobre as ideias principais e grife ou anote as palavras chaves, tentando criar uma espécie de mapa mental sobre os fatos.

3) Comece a escrever o resumo
Depois de ler, reler e fazer as anotações sobre o livro, o ideal é começar a escrever um texto apresentando as ideias principais, descrevendo os personagens principais o espaço e o tempo dos acontecimento, seguindo sempre a ordem cronológica dos fatos. Você pode começar apresentando as ideias de cada as seção, depois ir diminuindo seu texto, retirando aquilo que está além do principal até chegar na versão final.

4) Não faça cópias
É importante escrever o seu resumo com as suas próprias palavras a partir de uma leitura atenta e cuidadosa do livro a se resumido.

5) Se atente à estrutura e escrita do resumo:
Verifique se o seu texto está claro e objetivo; se não está deixando passar erros ortográficos e gramaticais e se está seguindo as normas solicitadas. Muitos professores pedem uma quantia de páginas ou caracteres a ser seguido, mas, em geral, o ideal é não escrever muito, pois a ideia de um resumo é de síntese, de forma que apenas o principal do texto deve ser explicitado.

Importante: Não confunda a necessidade de escrever com as próprias palavra com a emissão de opiniões!

Portanto, é ideal seguir uma estrutura respeitando o começo, meio e fim do seu texto, apresentando no começo a ideia principal, os personagens, o tempo e espaço, em seguida o desenvolvimento da história demonstrando o problema a ser resolvido e o clímax construído pelo autor; e por último, a resolução do problema apresentado.

Com essa receita, você estará preparado para arrasar nos estudo e elaborar ótimos resumos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.