Saiba identificar as chantagens emocionais no relacionamento
Se você se sente sufocada ou controlada em seu relacionamento, ou seus sentimentos e necessidades são constantemente ignorados pelo seu parceiro, cuidado! Você pode estar lidando com um chantagista emocional.
Idealmente, um relacionamento saudável exige sinceridade e apoio de ambas as partes. No entanto, algumas pessoas se aproveitam do amor do outro para tirar vantagens usando comportamentos psicologicamente abusivos e controladores, como a chantagem emocional. Isso quebra regras e limites essenciais de uma relação. Para evitar esse tipo de abuso, fique atenta às dicas que disponibilizamos abaixo de como identificar as chantagens emocionais:
Leia mais: Estes são os principais motivos pelos quais as pessoas permanecem em relacionamentos tóxicos
O que é chantagem emocional?
A chantagem emocional são manipulações feitas por alguém próximo, que frequentemente usa a linguagem verbal ou a corporal para ameaçar ferir ou abandonar a outra pessoa, induzindo a sentimentos de medo, obrigação e culpa a fim de conseguir o que se deseja.
Esta é claramente uma forma de abuso que deve ser evitada. Por isso, disponibilizamos abaixo os 4 sinais principais de chantagem emocional no relacionamento para você saber identificar. Confira:
Sentimentos de culpa
Em um relacionamento, deve haver um equilíbrio entre dar e receber, mas, quando a chantagem emocional está envolvida, a pessoa usa presentes como suborno e se aproveita da sua generosidade, disfarçadamente, para que você sinta a obrigação de ajudá-lo, e, quando suas exigências não são obedecidas, te faz sentir culpada.
Sempre pisando em ovos
As tensões criadas no relacionamento por causa das chantagens emocionais geram barreiras para uma comunicação clara. Em vez de falar abertamente, você passa a escolher suas palavras com cuidado para evitar confrontos na forma de ameaças ou outro comportamento manipulador do seu agressor. É como viver pisando em ovos.
Manipulações por meio de ameaças
O chantagista emocional pode usar ameaças diretas ou indiretas para que você cumpra os desejos dele. Suas palavras controladoras podem ser sutis e suas ações podem ser claras, com grandes chances de chegar ao ponto de ameaçar machucá-la fisicamente. Se isso acontecer, não hesite em pedir ajuda.
Comportamento controlador
Quando você está cegamente envolvida em um relacionamento tóxico, pode não perceber os abusos sofridos com as constantes chantagens emocionais. Então, o agressor se aproveita dessa situação para fortalecer o controle sobre você. Portanto, fique alerta! Se você sentir medo, insegurança e impotência em seu relacionamento, encontre forças para terminar ou peça ajuda.
Lembre-se sempre de que você não é responsável pelos sentimentos ou pelas necessidades da outra pessoa. Se no seu relacionamento você não se sentir à vontade e segura, proteja-se!
Comentários estão fechados.