Sensação de observação: como identificar se estou sendo observado?

É necessário muito mais do que a sensação para ter certeza de que alguém está nos olhando.

Sentir que tem alguém te observando é uma situação mais comum do que você possa imaginar. Na verdade, existe até um termo científico para isso, que é “detecção de olhar” e costuma acontecer quando estamos andando na rua ou em lugares públicos. Porém, como saber se tem alguém nos olhando de fato? Confira aqui o que pode despertar essa sensação e como reagir.

Leia mais: Cérebro altamente desenvolvido: Pessoas criativas possuem conexões cerebrais únicas. 

Um sexto sentido?

Antes de mais nada, é necessário saber que de fato, nós, seres humanos, temos ótima visão periférica. Com isso, conseguimos notar uma porção de coisas ao nosso redor, inclusive quando alguém nos observa. Segundo diversos estudos neurológicos, quando há a “detecção de olhar”, em torno de dez regiões do nosso cérebro são ativadas. Com isso, conseguimos compreender que a nossa mente está sempre em constante alerta, o que nos é útil em muitos sentidos.

Além disso, como os nossos olhares são fatores importantes na nossa comunicação, nós possuímos maior sensibilidade na percepção dos olhos alheios. Isso não quer dizer que conseguimos sempre saber quando alguém nos olha, mas que essa sensação pode ser mesmo real. Por exemplo, conseguimos detectar movimentos contínuos de cabeça de outra pessoa, mesmo que ela não esteja em nosso campo de visão. Sem falar que nem sempre que notamos isso temos a plena consciência de que notamos, o que gera a sensação de ser observado.

O que fazer nessa situação?

É bem difícil ter o controle de quando existe alguém a nos olhar, especialmente em lugares públicos. De modo que a única alternativa é, realmente, prestar mais atenção nas pessoas que estão ao nosso redor para tentar identificar padrões de comportamento.

Entretanto, é necessário falar que de fato existe relação entre a ansiedade, especialmente a fobia social, e essa sensação. Por vezes, o que entendemos como “detecção de olhar” é apenas o medo de alguém nos seguir. Nesses casos, é interessante revisitar esses pensamentos com a ajuda de um profissional da saúde mental.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.