Principais dicas para fazer com que seu filho NÃO seja mimado
Crianças mimadas tendem a brigar com seus próprios pais e são mais malcriadas. Saiba como fazer para que isso não aconteça.
Muitos pais costumam achar que a melhor forma de criar seus filhos ou evitar uma birra é dar para eles tudo aquilo que querem. Porém, isso pode acabar sendo algo muito prejudicial para a personalidade deles quando crescerem, além de frustrações e problemas de autoestima que eles podem acabar desenvolvendo depois. Por isso, aqui vamos trazer dicas super importantes de como fazer com que seu filho não seja uma criança mimada.
Leia mais: Como criar crianças resilientes, independentes e autoconfiantes
Todos os pais acabam fazendo isso com as melhores intenções possíveis, a fim de fazer por seus filhos tudo o que estiver ao seu alcance e dar para eles aquilo que puderem para deixá-los ainda mais felizes. Porém, mesmo que isso seja extremamente compreensível, é preciso também que os pais aprendam a dizer “não” em certos momentos para que as crianças não se acostumem a ter tudo em suas mãos.
Assim, esses pais acabam oferecendo brinquedos, idas a restaurantes, viagens, roupas e muitas outras coisas, a fim de criar momentos felizes, ou às vezes até por se sentirem culpados pelo tempo que passam longe dos filhos. Vale lembrar que não há nada de errado em comprar coisas e fazer isso, mas é preciso um limite, para que eles não achem que pedindo insistentemente ou fazendo birra conseguirão algo.
Principais dicas para fazer com que seu filho não seja mimado
- Tente controlar as crises emocionais: Uma ótima dica é tentar sempre ignorar as crises emocionais que eles têm quando não conseguem aquilo que querem na hora. Nunca bata de frente nem se convença e dê aquilo que eles estão pedindo, pois isso pode fazer com que esse comportamento aconteça de forma mais constante.
- Ensine seu filho a ser paciente: Ensine a arte de ser paciente e você verá que seu filho se tornará uma criança muito mais consciente e mais fácil de lidar. Isso também diminuirá as crises e fará com que ele entenda quando receber um “não”.
- Dê incentivos ao invés de presentes: Presentear a criança toda vez que acontecer algo vai fazer com que ela se acostume e queira que isso aconteça com frequência. Para evitar esse comportamento, tente sempre revezar entre presentes e incentivos.
Comentários estão fechados.