Como pais e professores devem tratar assuntos polêmicos com as crianças

Aprenda a tratar de debates e discussões que giram em torno da política, da economia e das questões sociais com crianças e adolescentes.

1

As crianças, em particular, estão crescendo em um momento em que as notícias são facilmente acessíveis. Com temas controversos como racismo, direitos das mulheres e mudanças climáticas tomando o centro das atenções, as crianças estão sendo expostas tanto aos perigos quanto às lições que podem ser aprendidas ao se viver no século XXI.

Para professores e pais, o único desafio é ensinar aos alunos e crianças como navegar nos tópicos controversos de hoje de forma madura e informada. Neste guia, analisaremos como os professores e os pais podem discutir esses problemas com a geração mais jovem, de maneira aberta e educada, para preparar as crianças para o que quer que seja no futuro.

Figuras proeminentes falam em muitos meios – mídia social, televisão, comícios. Muitas vozes clamam para serem ouvidas – sejam como defensores ou oponentes – e as crianças são inadvertidamente expostas ao bem e ao mal. As perguntas que as crianças terão devem ser abordadas por razões específicas, e os professores e pais devem estar preparados para fornecer respostas.

Segundo a empresa de pesquisa Influence Central, as crianças recebem seus primeiros smartphones por volta dos 10 anos. E com 73% dos adolescentes possuindo ou tendo acesso a um celular, não é mais uma questão de como protegê-los das notícias, mas de como os professores e os pais devem ajudá-los a lidar com as questões controversas de hoje de maneira educada.

Em vez de proteger as crianças do perigo, da violência e da tragédia discutidas na mídia, professores e pais devem adotar uma postura proativa, ajudando-os a entender e a processar notícias difíceis.

Escutar

Ouça a pergunta de um aluno individualmente ou dedique o tempo da aula à pergunta.

Para crianças de 8 a 12 anos, muitos verão a moralidade dos eventos em preto e branco. Durante esse período, eles estão desenvolvendo suas crenças morais e é importante ouvir e entender suas perspectivas.

Os professores podem aproveitar a oportunidade para ajudar os alunos a entender os fundamentos do preconceito e das divergências civis e religiosas.

Fique atento com as respostas

Os professores devem estar cientes de que, independentemente da idade, algumas crianças são mais sensíveis do que outras a notícias violentas ou perturbadoras.

Enquanto alguns estudantes podem lidar com uma discussão de eventos traumáticos, outros podem ser mais sensíveis. Os professores devem usar discrição ao liderar uma discussão e devem se concentrar mais nas lições e nos temas por trás das notícias, em vez de imagens terríveis ou detalhes perturbadores.

Técnicas

Se um aluno tiver uma pergunta sobre um evento específico, os professores devem ter em mente os seguintes princípios para ajudar o indivíduo a entender o evento de uma forma amigável: fornecimento de contexto histórico, honestidade perante aos eventos abordados, calma, paciência e encorajamento do diálogo aberto.

Também é importante ajudar a criança ou adolescente a avaliar a credibilidade de uma fonte.

você pode gostar também
  1. IMPORTAÇÃO Diz

    Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
    Parabéns

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.