Como parar de roncar? Veja as causas e as dicas para resolver esse problema de saúde
O ronco pode ser provocado por diferentes fatores, como privação do sono e posição na hora de dormir. Muitas vezes, a solução pode ser fazer mudanças de hábitos simples ou acompanhamento médico especializado em casos mais graves.
Uma boa noite de sono oferece a energia e a saúde necessárias para conseguir realizar as tarefas do dia. No entanto, muitas pessoas não conseguem descansar bem à noite por causa do ronco.
Esse problema de saúde afeta completamente as noites de sono e o bem-estar, fazendo com que a pessoa continue se sentindo cansada, mesmo quando consegue dormir muitas horas.
Outro fator prejudicial do ronco é que ele não afeta apenas quem o produz, todas as pessoas que dividem o espaço com você podem ter noites de sono ruins.
Por isso, é importante investigar as causas do ronco, pois muitas vezes algumas mudanças de hábitos simples podem resolver o problema com qualidade.
O que causa o ronco?
De acordo com o Ministério da Saúde, o ronco é provocado “pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa por essa região”.
O Dr. Drauzio Varella também pontua que esse “estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono” pode ser considerado normal em alguns casos. Contudo, pode ser patológico quando ocorre um ruído intenso e frequente.
Além disso, algumas pessoas têm mais probabilidade de roncar durante a noite se, por exemplo, dormem de costas ou se apresentam algum dos fatores abaixo:
- Sobrepeso;
- Privação de sono;
- Poucas horas de sono;
- Rinite e sinusite;
- Desvio de septo nasal;
- Refluxo gastroesofágico;
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Problemas na arcada dentária.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Dicas para ter uma noite de sono tranquila
O ronco pode ser uma condição de saúde que exige tratamento especializado, mas a pessoa que sofre com essa condição deve adotar alguns hábitos preventivos para tentar diminuir esse problema do sono.
Veja aqui as dicas para acabar com o ronco de vez:
- Durma de lado na cama;
- Adquira colchão e travesseiro adequados;
- Pratique exercícios físicos;
- Mantenha o peso indicado para o seu corpo;
- Evita totalmente o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evite as bebidas alcoólicas cerca de 4 horas antes de dormir;
- Faça uma alimentação leve no jantar;
- Evite o tabagismo.
Outra dica muito importante é identificar se o ronco é mais discreto ou se ele é muito alto e está causando a obstrução da via aérea.
Nesses casos, a melhor orientação é buscar acompanhamento médico e atendimento especializado para receber o diagnóstico e tratamento correto.
Lembre-se de que o ronco não afeta apenas a noite de sono, ele é um problema para a sua qualidade de vida que deve ser solucionado o quanto antes.
Comentários estão fechados.