Como tirar passaporte?

O passaporte é um documento necessário para fazer viagens internacionais. Confira agora as etapas para fazer um passaporte.

0

O passaporte é um documento essencial para realizar viagens internacionais para locais como os Estados Unidos, Europa, Ásia, ou qualquer outra localidade fora da América do Sul.

Esse documento é emitido pela Polícia Federal (PF).

Praticamente todo o processo pode ser realizado pela internet, sendo necessário comparecer ao posto da corporação pelo menos duas vezes, sendo a primeira para tirar as digitais e a segunda para retirar o passaporte pronto.

Confira agora os documentos e as etapas de como tirar passaporte.

Documentos para passaporte

Os documentos exigidos para tirar passaporte são os seguintes:

  • Documento de identidade, podendo ser Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho ou passaporte antigo;
  • CPF;
  • Certidão de casamento, se o nome foi alterado;
  • Certificado de naturalização, para os naturalizados.

Também é necessário apresentar o passaporte anterior, caso você o tenha. Se não, será cobrada uma taxa em dobro.

Vale lembrar que é necessário estar em dia com o serviço militar, no caso dos homens, e com as atividades eleitorais. A checagem é realizada no momento da emissão do passaporte.

Agendar passaporte

No site da Polícia Federal, preencha o formulário com dados pessoais, documentação e alguns dados complementares, como profissão, e-mail e endereço.

Com as informações preenchidas, confirme os dados e será gerado um número de protocolo com a solicitação e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

Depois, pague a taxa, que atualmente é correspondente a R$ 257,25. Após o pagamento, o agendamento do atendimento pela Polícia Federal poderá ser solicitado. Geralmente, isso é possível após a compensação bancária.

Após a autorização, na hora de agendar, ingresse com o seu CPF, número de protocolo e data de nascimento. Algumas cidades disponíveis serão indicadas, assim como horários e dias.

Divisão de passaporte – Polícia Federal

Na data agendada, compareça ao posto da Polícia Federal com a documentação citada anteriormente.

No dia, não é necessário levar foto 3×4, já que ela será tirada no próprio local. Exceto para crianças de até três anos que necessitam de uma foto facial 5×7 coloria e com fundo branco.

O atendimento costuma ser rápido. Depois, será entregue um protocolo com a possível data de entrega. Através do site da PF é possível acompanhar o andamento.

Com o passaporte pronto, compareça ao posto com documento de identidade original. A validade do passaporte é de dez anos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.