Confira 4 alimentos que você NÃO deve levar ao micro-ondas

Evite problemas com o seu eletrodoméstico e veja quais alimentos não devem ser preparados nele.

Sabemos que uma das invenções mais incríveis do mundo moderno é o forno micro-ondas. Porém, mesmo com toda essa destreza, há limitações quanto aos materiais e alimentos que podem ser elaborados nele, portanto, não assuma que você pode cozinhar qualquer alimento com um micro-ondas em sua cozinha. Confira agora 4 alimentos que não devem ser feitos no micro-ondas.

Leia mais: O micro-ondas queimou e não está funcionando? Veja as possibilidades

Alimentos proibidos no micro-ondas

  • Ovos com casca

O micro-ondas não é o melhor aparelho para cozinhar ovos. Embora existam muitas ferramentas e técnicas para fazer isso, quando ele é deixado dentro desse forno por muito tempo, existe o risco de explodir. Especialistas apontam que devemos ter cuidado com alimentos com membranas “finas”, como as cascas de ovos.

  • Batatas e tomates inteiros

Já que possuem muita água, a força da onda eletromagnética do aparelho acabará criando pressão dentro desses alimentos (batata e tomate, além de outros ricos em água), e é por isso que ocorre a explosão. Nosso conselho é fazer furos ou cortá-los para que não estourem.

  • Uvas

É importante você saber que não conseguirá fazer uvas passas no micro-ondas, certo? A explicação para isso é que a fruta conduz eletricidade, então, se você colocá-la em um aparelho, pode apostar que vai pegar fogo.

  • Cenouras

Embora este vegetal pareça inofensivo, saiba que ele pode incendiar toda a sua cozinha. O ferro, magnésio e selênio das cenouras se transformam em metais quando aquecidos no micro-ondas, criando faíscas e, consequentemente, explosões.

Por que alguns alimentos explodem?

Para compreender o que ocorre nessas situações, é preciso considerar o fato de que as micro-ondas do aparelho utilizam uma forma inócua de radiação eletromagnética para aquecer os alimentos. Dessa forma, enquanto um forno tradicional transfere calor de fora para dentro dos alimentos, o micro-ondas faz o contrário, isto é, ele pode penetrar mais profundamente nos alimentos, pois aquece diretamente o seu interior.

Logo, ainda que o calor seja capaz de escapar do lado de fora dos alimentos no micro-ondas, parte desse calor geralmente fica preso no interior dos alimentos, onde cozinham mais rapidamente.

Portanto, se houver muita água na comida, como ovos ou batatas, a água se expande e se transforma em vapor. Sem a saída desse vapor, a pressão interna sobe rapidamente e atinge níveis tão altos que a comida explode, criando uma imundície que desencorajaria qualquer cidadão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More