Sopa de mocotó: um superalimento para o corpo humano

Aprenda a fazer uma deliciosa sopa de mocotó que contém muitos benefícios para a nossa saúde.

Preparada com ossos de carnes, a sopa ou caldo de mocotó é um prato típico brasileiro muito apreciado em praticamente todas as regiões do país. Embora não pareça por conta dos ingredientes, o mocotó é considerado pelos profissionais da saúde um alimento bastante nutritivo. Sendo assim, confira abaixo alguns benefícios dessa refeição e como fazer.

Leia mais: Saiba quais sopas conseguem aumentar a nossa imunidade

4 benefícios do mocotó

  • É bom para a pele

Por conta da presença do colágeno, o mocotó ajuda na prevenção de rugas, celulites e envelhecimento precoce da pele, além de deixá-la mais lisa e elástica.

  • Ajuda a emagrecer

Com grande volume proteico, o caldo de mocotó favorece a saciedade com um baixo teor calórico, além de ser muito nutritivo, auxiliando na perda de peso saudável. Ademais, é importante estar atento ao modo de preparo para essa condição.

  • Protege as articulações

A cartilagem presente no caldo de mocotó possui efeito anti-inflamatório, o que reduz inchaços e dores associadas a condições como a artrite, por exemplo. O colágeno é um componente que, além de beneficiar a pele, ajuda a prevenir inflamações nas articulações.

  • Fortalece o sistema imune

O caldo, quando bem encorpado, garante uma concentração mais alta de nutrientes, o que proporciona uma sensação de bem estar e um sistema imunológico mais forte. Combate e prevenção de doenças, maior disposição, qualidade de sono e produtividade são alguns ganhos que podem ser alcançados por conta da concentração de nutrientes.

Como fazer a sopa de mocotó?

Ingredientes

  • 1 mocotó picado ou cortado em rodelas;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 cebola média ralada;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 1 ramo de coentro;
  • Óleo, açafrão, cominho, sal e pimenta-do-reino à gosto.

Modo de preparo

  1. Cozinhe o mocotó na panela de pressão com as folhas de louro e um pouco de coentro por 40 minutos.
  2. Retire os ossos.
  3. Corte ⅕ da carne em pedaços pequenos para usar na sopa. Bata o restante no liquidificador com a água até obter uma consistência de sopa grossa. E então, passe essa sopa para a panela.
  4. Em uma frigideira, frite o alho no azeite. Em seguida, adicione a cebola e refogue até dourar.
  5. Depois, adicione o caldo refogado, cominho, sal e pimenta na panela. Então, adicione uma pitada de açafrão para diluir a tonalidade pálida do caldo.
  6. Por fim, deixe o caldo ferver por 5 ou 10 minutos e está pronto!
você pode gostar também

Comentários estão fechados.