Conheça 5 alimentos venenosos para o ser humano
Alimentos podem causar problemas sérios e até a morte, se consumidos de forma incorreta.
Não é segredo para ninguém que existem muitos alimentos prejudiciais à nossa saúde. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que alguns deles são verdadeiramente venenosos ao nosso corpo. Confira abaixo 5 desses alimentos e porque eles podem ser tão prejudiciais.
Veja também: 6 Alimentos relacionados ao câncer e como substituí-los; Veja!
Alimentos venenosos
A existência de alimentos venenosos pode passar despercebida, o que é perigoso. Dessa forma, é preciso conhecê-los e saber como evitar ser contaminado, visto que em alguns casos eles não só causam doenças, mas podem até levar a morte.
Muitas vezes, o que irá te proteger de sofrer de alguma forma por esses alimentos é a quantidade consumida. Sendo assim, é preciso comê-los de forma moderada e correta, isto é, cozê-los, se necessário. Sendo assim, seguem 5 alimentos que podem ser tóxicos ao ser humano e que talvez você não saiba.
- Castanha-do-pará
As castanhas-do-pará são ricas em selênio, um mineral que é importante e necessário para nossa saúde. Contudo, quando consumido em exagero, o selênio pode ser tóxico, causando vômito, diarreia, lesões dos nervos, dentre outros problemas.
- Castanha de caju
Esse alimento possui um composto chamado urushiol, tão venenoso que pode levar até a morte. Contudo, a castanha de caju só é tóxica quando está crua ou não foi cozida corretamente, pois quando torrada, não é mais tóxica.
- Cogumelos
Nem todos os cogumelos são prejudiciais, entretanto, alguns são extremamente tóxicos e até alucinógenos. Dessa forma, é difícil saber qual é próprio para consumo, como o shiitake por exemplo, e qual não é. Sendo assim, se você não tem conhecimento para essa identificação, o ideal é comprá-los em mercados para ter mais segurança.
- Mandioca
A toxicidade da mandioca é similar à da castanha de caju, isto é, está relacionada ao cozimento. Isso se dá pois elas possuem o cianeto de hidrogênio em sua composição, e quando não são bem preparadas, liberam essa substância que traz diversos malefícios. Dentre eles, uma intoxicação aguda, que a depender da quantidade ingerida pode levar até a morte em horas.
- Feijão branco
Assim como a mandioca, o feijão branco possui muito cianeto de hidrogênio. Por isso, não deve ser consumido cru. Nesse sentido, para garantir que o veneno realmente saia após o cozimento, você pode deixar a panela por um tempo sem tampa depois de fazer o feijão. Além disso, descarte a água do cozimento.
Comentários estão fechados.