Alimentos que são responsáveis por aumentar os níveis de ácido úrico

Se o nível de ácido úrico encontra-se superior ao que deveria, pode ser por causa do excesso de alguns alimentos. Entenda.

O ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo em resultado do processo de decomposição das urinas, no entanto, o aumento do seu nível pode ser o resultado do consumo de alimentos específicos. Segundo especialistas, seus valores podem comprometer sua saúde, resultando em uma doença conhecida como gota, que afeta o coração e o cérebro.

Por isso, é fundamental que você entenda quais alimentos são prejudiciais à sua saúde. Confira a seguir os principais alimentos que aumentam o nível de ácido úrico no organismo.

Leia mais: Alface vermelha: Confira os principais benefícios desse vegetal

Aumento do ácido úrico no organismo

Altos níveis de ácido úrico, também conhecido como hiperuricemia, podem resultar em uma condição patológica conhecida como gota. Isso é causado pelo acúmulo de cristais de purina nas articulações, principalmente no dedo do pé, resultando em dor intensa e inflamação. Segundo os profissionais de saúde, é fundamental entender quais alimentos colocam sua saúde em risco e eliminá-los da sua dieta.

De acordo com vários estudos, existem certos tipos de alimentos que possuem alto teor de purinas e devem ser evitados inteiramente se as pessoas tem uma alimentação rica em ácidos.

Alimentos que são prejudiciais para o corpo

Carne (porco, boi, vísceras, extratos), peixes (anchovas, sardinhas, cavalas) e leveduras (considerando tanto de padaria quanto de cevada) estão entre os alimentos mais prejudiciais para este quadro. Seguindo essa linha, os profissionais garantem que comer gado bovino, aleitamento ou cordeiro em quantidades semelhantes a duas ou mais vezes por semana aumenta em 50% o risco de ocorrência de gota. Ao consumir atum e outros peixes gordurosos uma ou mais vezes por semana, esse risco aumenta em 30%.

Como os valores dos alimentos fermentados são semelhantes aos dos dois primeiros, a quantidade de ácido úrico no organismo pode aumentar se esses alimentos forem consumidos.

Portanto, é muito importante fazer exames periódicos, e caso encontre uma elevação nos níveis de ácido úrico, é essencial procurar um especialista. Com isso, o médico poderá iniciar um tratamento adequado, que normalmente envolve a prescrição de anti-inflamatórios para aliviar a dor, e evitar complicações futuras.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More