Saiba algumas maneiras de como escolher a sua profissão

O que você quer ser quando crescer? Pergunta muito comum quando somos crianças, e que pode apontar uma vocação desde cedo, pode ser difícil de responder.

Algumas pessoas já sabem que carreira seguir desde cedo, porém, muitas outras permanecem com dúvidas por um longo período acerca de que caminho seguir na vida, e quando o vestibular se aproxima, a inquietude toma conta.

É normal ter dúvidas de qual profissão seguir, ainda mais em uma fase da vida tão turbulenta como é a saída do ensino médio. Por isso é preciso calma e atenção a certas coisas que podem ajudar neste momento. Assim, trouxemos uma lista com algumas dicas de como decidir qual profissão seguir, acompanhe.

Quais são suas aptidões?

O primeiro de tudo é descobrir no que você é bom, e o que gosta de fazer. Durante a escola seu desempenho era bom em alguma matéria? Este é um bom caminho para começar sua busca. E do que você mais gosta? Ler, cozinhar, de animais? Para decidir qual caminho seguir, é importante saber suas afinidades e seus gostos.

Você deve optar pelo que gosta

Antes de pensar no retorno financeiro que a carreira irá que oferecer, pense em algo que realmente goste de fazer. É claro que o dinheiro importa, mas trabalhar com o que se ama, não tem preço.

Ficar preso em uma carreira apenas pelo dinheiro pode te levar a uma vida infeliz e frustrante, e se você se dedicar a algo que ama, pode muito bem ter sucesso profissional e financeiro, além de acordar todos os dias mais disposto por saber que faz o que gosta.

Teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta interessante para saber qual caminho seguir. Com ele, você pode obter orientação profissional, que pode ser focada no seu interesse ou no seu perfil.

Quem pode aplicar testes vocacionais são pedagogos e psicólogos, e geralmente podem ser encontrados em feiras, empresas especializadas ou até nas instituições de ensino. Mas você pode encontrar opções online também, que dão resultados bem eficientes.

Mas não se preocupe se o teste der bem diferente do que você esperava, eles não precisam ser encarados como verdades absolutas.

Você ainda pode tentar testes de personalidade também, que dão um norte do que seguir.

Quais são suas possibilidades?

Quando você conseguir identificar a área que gostaria de atuar, é interessante pesquisar também as possibilidades dentro dela, como, os cursos e especializações que você gostaria de seguir.

Pesquise sobre os cursos que se encaixam na sua aptidão, as melhores instituições da área, bolsas oferecidas, e tudo que possa te guiar melhor a decidir o que quer.

E a remuneração?

O dinheiro pode não ser tudo, mas é importante. E mais importante ainda é seguir uma profissão já sabendo de antemão qual a remuneração média dela. Sabendo isso, você pode pesquisar sobre como aumentar seu salário, implementando o currículo de acordo com o que gosta, e o que pode melhorar seu pagamento.

Converse com alguém da área

Ter esta conversa ajuda a entender como é a profissão na prática, pois esta pessoa vive ela todos os dias, já passou pela concorrência do mercado de trabalho e vai te apresentar todos os prós e contras da profissão. Você deverá então colocá-los na balança, para decidir se é por este caminho mesmo que quer seguir.

Se ainda assim não conseguiu decidir o que quer fazer, calma! Esta é uma decisão difícil, e apesar do que muitos pensam, não precisa ser tomada logo após a saída da escola. Pense mais um tempo, vá viver outras experiências e seja paciente com você mesmo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More