Dicas infalíveis para conservar a alface por mais tempo

Confira essas dicas incríveis para conservar a alface e tenha folhas fresquinhas por muito mais tempo!

A alface é uma hortaliça que confere uma série de benefícios à saúde e está sempre presente nas mais variadas receitas de salada. Por isso, vamos te apresentar dicas maravilhosas de como conservar alface por mais tempo para aproveitar seus benefícios.

Leia mais: Como conservar alho com casca? Veja dicas para manter o alho fresquinho

O desperdício de alimentos é um grande problema em todo o mundo. Além do mais, é muito chato comprar folhas belíssimas na feira e, um dia depois, perceber que elas já estão murchas e feias, não é mesmo? Nesse sentindo, as técnicas de conservação dos alimentos são ótimas para aumentar a vida útil de hortaliças como a alface.

Como deixar a alface fresca por mais tempo?

Essas dicas vão te salvar e você vai comprovar que as folhas da alface vão durar muito mais na sua geladeira. Dessa forma, suas saladas da semana estão garantidas. Veja a lista abaixo e coloque as sugestões em prática.

Higienize as folhas

Antes de tudo, é importante higienizar bem a alface a fim de garantir que todas as sujidades e microrganismos sejam removidos. Primeiro separe as folhas, descarte a raiz e faça uma lavagem inicial em água corrente para remover as sujeiras mais aparentes.

Em seguida, coloque-as em um recipiente contendo uma solução composta por 1 litro de água e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Se forem muitas folhas, você pode aumentar a quantidade, respeitando sempre essa proporção de 1 litro de água para 1 colher de hipoclorito.

Após colocar as folhas para higienizar, aguarde 15 minutos. Lave-as novamente em água corrente para remover todo resíduo de hipoclorito e então seque uma a uma com papel toalha.

Técnica para conservar a alface

Pegue uma vasilha de sua preferência, forre o fundo com papel toalha, logo acima coloque uma camada de folhas de alface e adicione mais papel toalha. Em seguida, acrescente mais uma camada de folhas e papel toalha, e assim sucessivamente até terminar.

Outra dica importante é em relação ao local para deixar a vasilha com a hortaliça. Nesse sentido, o mais recomendado é que esse tipo de alimento fique na parte de baixo da geladeira, uma vez que é o local menos frio do eletrodoméstico.

Ao longo da semana, o papel toalha vai ficar molhado, o que é normal, portanto não se preocupe. Assim, apenas troque por folhas de papel novas e secas. Enfim, agora você já sabe como conservar a alface por mais tempo, aproveite as dicas e faça saladas maravilhosas!

Se você gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More