Golias Birdeater: Conheça a maior aranha do mundo

O tamanho desse aracnídeo é equivalente ao de um filhote de cachorro.

Você sabia que a maior aranha do mundo vive na América do Sul? Pois é, a Golias Birdeater é um aracnídeo nativo das florestas tropicais e pode ser facilmente encontrada na Amazônia, na Guiana e no Suriname.

Leia mais: Conheça 5 animais venenosos que vivem em nossas cidades

Hoje iremos te contar algumas informações sobre essa aranha que chega ao tamanho de um filhote de cachorro e intimida qualquer um por seu aspecto grosseiro, portanto, continue a leitura!

Comedora de pássaros – Principais características

Aranha-golias-comedora-de-pássaros, esse é o apelido da Theraphosa blondi, devido à sua incrível capacidade predatória. Essa aranha está registrada no Livro dos Recordes como a maior aranha do mundo em termos de massa corporal.

Quanto ao tamanho da Golias, ela pode chegar até 30 cm de envergadura, 13 cm de comprimento e seu peso pode ser de até 200g. Em relação à sua longevidade, as fêmeas da espécie podem viver por até 20 anos, enquanto os machos morrem mais cedo, eles sobrevivem por 6 anos em média.

Por ser da família das tarântulas, popularmente conhecidas como caranguejeiras, essa aranha possui pernas bem longas com duas garras na pontas, já o seu corpo é todo revestido por cerdas espessas. Além disso, possui pelos extremamente urticantes na região abdominal.

Como é a alimentação da Golias Birdeater

É um animal de hábitos noturnos e, apesar do apelido, não costuma se alimentar de pássaros. Embora seja perfeitamente capaz de matar uma ave, ela prefere caminhar pelo chão e, por isso, não encontra muitos pássaros em seu caminho.

Desse modo, ela se alimenta principalmente de rãs, minhocas, pequenos roedores, algumas cobras, outras aranhas, lagartos, morcegos e insetos como grilos, gafanhotos e baratas.

Comportamento da Theraphosa blondi

Essa espécie exibe comportamento bastante agressivo, por essa razão não deve ser manipulada por pessoas inexperientes, sobretudo porque sua picada é muito dolorosa, apesar de não ser venenosa para humanos.

Se um dia você se deparar com uma aranha dessa, saiba que ela possui órgãos estriduladores, isso permite que faça barulho quando sente que está em perigo. Tome cuidado e se afaste imediatamente!

Habitat

Por fim, onde esse animal vive? A Golias Birdeater costuma cavar grandes buracos em regiões com bosques em locais úmidos e temperaturas entre 21° C a 42° C. Ela pode viver a vida inteira nesse tipo de ambiente.

Enfim, cabe salientar que esse animal não deve ser manipulado por pessoas que não tenham o costume de conviver com aranhas desse tipo!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More