Qualidade do sono: Saiba 3 alimentos que atrapalham seu descanso
Alguns possuem propriedades estimulantes e causam insônia, já outros demoram para ser digeridos e deixam o sono instável e agitado, impedindo uma noite bem dormida.
Os alimentos têm um grande poder em nosso organismo, e por essa razão podem influenciar de forma positiva ou negativa. Em relação ao sono não é diferente, portanto, saiba que existem alimentos que prejudicam o sono. Confira agora 3 deles para você evitar e passar a ter noites mais tranquilas.
Leia mais: Confira 5 alimentos ricos em fibras que irão te ajudar a regular o intestino
Alimentos que perturbam o sono
Os motivos pelos quais alguns alimentos atrapalham o sono são porque uns possuem propriedades estimulantes e causam insônia, já outros demoram para ser digeridos, e consequentemente deixam o sono instável e agitado. Enfim, essa combinação de fatores pode atrapalhar muito o descanso, então veja quais alimentos você deve evitar.
1. Chocolate
O chocolate tem alguns compostos interessantes para a saúde, porém, pensando na qualidade do sono, pode não ser uma opção muito boa. Isso porque alguns chocolates contém uma quantidade considerável de cafeína, que nos deixa em estado de alerta e retarda o início do sono.
Além disso, chocolates ricos em açúcar estimulam uma maior liberação de insulina, o que inibe a secreção de alguns hormônios importantes para o período do sono, como a melatonina, por exemplo.
2. Carnes processadas
As carnes processadas em geral são ricas em gordura e sódio, e por isso tendem a atrapalhar o sono. Em primeiro lugar, a gordura é o nutriente que mais demora para ser digerido, sendo assim, comer esse tipo de alimento próximo do horário de dormir pode ocasionar um sono menos tranquilo.
Quanto ao sódio, é de amplo conhecimento que esse nutriente dá mais sede e também contribui para a retenção de líquidos, o que gera uma certa indisposição. Por essas razões, é importante evitar alimentos muito ricos em sódio.
3. Bebidas alcoólicas
Muita gente tem o costume de consumir bebidas alcoólicas como a cerveja e o vinho no intuito de relaxar antes de dormir. Realmente essas bebidas podem diminuir o estresse e causar sonolência, mas em contrapartida, o álcool prejudica o sono REM, que é o mais profundo e responsável por promover o maior descanso.
Finalmente, agora que você já sabe quais são os 3 alimentos que atrapalham o sono, tenha moderação no consumo. Por outro lado, invista também em alimentos que favorecem o sono, como chás mais calmantes, a exemplo do chá de camomila. No mais, caso você tenha muita dificuldade para dormir, procure um médico para investigar as possíveis causas.
Comentários estão fechados.