Conheça as características mais comuns em pessoas manipuladoras

É possível identificar algumas características primordiais de pessoas manipuladoras

A manipulação é um tema delicado que afeta um grande número de pessoas atualmente. Relacionamentos abusivos podem gerar problemas sérios em relação à construção da individualidade e da autoestima de uma pessoa. Um dos grandes problemas é que nem sempre é fácil descobrir quem são os manipuladores.

Por isso, veja neste artigo alguns sinais de pessoas manipuladoras e saiba reconhecê-las.

Leia mais: Estes São Os 4 Principais Sinais Que Indicam Baixa Autoestima

Quais são os sinais de manipulação?

Os manipuladores aproveitam as relações próximas com outras pessoas para realizar seus atos de manipulação. Quando uma pessoa está em uma relação de afeto, é mais fácil exercer controle e tortura mental sobre os outros. A maioria dos manipuladores são familiares, amigos íntimos ou parceiros(as). Nesse sentido, veja quais são os sinais mais comuns de pessoas com esse tipo de personalidade.

1. Projeção de culpa

A culpa é uma das emoções mais comuns usadas para manipular os outros. O sentimento de culpa ou por se sentir responsável por algo pode se manifestar de várias maneiras e em situações inesperadas. A vítima se sente obrigada a fazer algo para agradar seu manipulador e, como resultado, sente-se subjugada.

2. Violação de limites

Os manipuladores são propensos a desconsiderar as vítimas e, em muitos casos, a ultrapassar os termos do acordo de uma relação. É natural que uma pessoa manipulada se sinta diminuída ou desvalorizada ao longo do dia. Dessa forma, ao ceder à culpa e à intimidação, fica cada vez mais difícil se livrar dos manipuladores.

3. Não são 100% sinceros

Os manipuladores moldam a realidade de acordo com seu interesse e, como resultado, fazem com que seus discursos e ações pareçam corretos. Isso significa que o argumento é construído a partir da falta de informação e da criação de um novo conceito. Nesse sentido, é muito fácil encontrar pessoas que não falam 100% aquilo que estão sentindo.

4. Mudam muito de assunto

Quando eles percebem que cometeram um erro em alguma coisa, os manipuladores mudam de assunto para que não tenham que admitir. Com isso, é típico que uma conversa mude de rumo completamente para evitar expor ao máximo a verdade dos fatos e sua fragilidade, nunca se permitindo estar vulnerável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More