Seu trabalho pode desaparecer: descubra as profissões próximas da extinção
As crianças vão ter empregos que ainda não existem. Já os adultos perdem cada vez mais suas profissões para a tecnologia.
A Era Digital, também conhecida como quarta revolução industrial, tem sido responsável por transformar profundamente o mundo como conhecemos. Um grande exemplo está nas profissões que serão extintas em razão da implementação massiva da tecnologia no nosso cotidiano. Leia mais e veja se o seu trabalho vai deixar de existir.
Leia mais: Dismorfia de produtividade: O que significa e como lidar?
Profissões que vão desaparecer
Os últimos anos têm sido marcados pela crescente transformação do mercado de trabalho. A intensidade da mudança se revela sobretudo na probabilidade de extinção de profissões conhecidas e consolidadas por nós, mas que já podem ser feitas por um robô ou máquina.
Esse é um cenário que, no Brasil, se mostra mais preocupante. Segundo a Universidade de Brasília, 54% dos trabalhos com carteira assinada no Brasil podem desaparecer, o que representa cerca de 30 milhões de vagas de emprego formais no país.
Veja a seguir a lista de profissões ameaçadas:
- Assistente Administrativo;
- Assistente jurídico;
- Auxiliar de escritório;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Motoristas;
- Operadores de Caixa;
- Operadores de Telemarketing;
- Vendedores por telefone;
- Vigilantes.
Profissões que vão se manter e novidades
Embora o futuro pareça desesperador, por outro lado, esse é o momento para o profissional refletir sobre uma transição de carreira e se preparar adequadamente para conseguir uma vaga no novo mercado de trabalho.
Um bom exemplo são os dados do Fórum Econômico Mundial, que afirmam que mais de 60% das crianças de hoje vão ter empregos completamente novos quando estiverem em idade para trabalhar.
Assim, enquanto novas atividades surgem, outras profissões também vão conseguir se manter, principalmente aquelas relacionadas com a humanização das máquinas. Veja a seguir quais são elas e as novas tendências.
Se mantém:
- Advogados;
- Assistente Social;
- Bombeiros;
- Jornalistas;
- Médicos;
- Policiais;
- Professores.
Novas profissões:
- Analista de Dados;
- Analista em Segurança da Informação;
- Engenheiros robóticos;
- Especialistas em Big Data;
- Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning;
- Gerentes de projeto;
- Profissionais em desenvolvimento comercial.
Comentários estão fechados.