Conheça 7 profissões para quem quer trabalhar com idosos!

Saiba quais são os cursos mais indicados para quem quer trabalhar com a terceira idade, além de instituições onde você pode estudar!

0

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Terceira Idade como a faixa etária de indivíduos com mais de 60 anos. No entanto, cada país pode traçar um limite para a idade dos idosos, tendo em vista a formulação de políticas públicas adequadas para essa parcela da população.

Segundo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20 milhões de brasileiros podem ser considerados idosos. A tendência é que esse número cresça e ultrapasse a população dita “jovem” por volta de 2030. Mais que números, é necessário proporcionar boas condições de vida para essas pessoas.

Graças ao avanço da medicina e o acesso a ações que proporcionam maior longevidade e saúde, a disposição física dos idosos, há muito, deixou de ser considerada frágil. No entanto, eles ainda carecem de cuidados especiais prestados por profissionais devidamente qualificados, tornando sua vida ainda mais saudável.

As histórias resultantes de longos anos de experiência, além do afeto crescente nessa faixa etária atraem jovens a dedicar sua vida à carreira voltada para idosos. Felizmente, existem várias áreas que possibilitam esse tipo de trabalho com graduações ofertadas em instituições de ensino renomadas.

Confira, a seguir, uma lista com sete carreiras que formam o estudante para o mercado específico da Terceira Idade. Indicamos, também, universidades nas quais as respectivas graduações são disponibilizadas.

Gerontologia

O curso é dedicado ao estudo do processo de envelhecimento, considerando aspectos psicológicos, biológicos e sociais. Os profissionais graduados neste curso saem carregados de uma formação diversificada e atuam também com os geriatras, igualmente ligados à Terceira Idade.

Onde estudar: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) e Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é o campo de conhecimento e intervenção na educação, saúde e esfera social. Nele, o profissional reunirá as tecnologias voltadas para a autonomia do paciente. No caso dos idosos, possibilitará a reabilitação e prevenção de alterações psicomotoras e afetivas.

  • Onde estudar: UNIP, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP).

Enfermagem

O trabalho de uma boa equipe de enfermagem é fundamental na assistência aos idosos quanto à reabilitação e cuidados continuados. O atendimento pode ser prestado tanto em clínicas e hospitais, quanto na casa do paciente. Existe ainda a especialização em Enfermagem Geriátrica – Saúde do Idoso.

  • Onde estudar: Centro Universitário Christus, UNIP, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UNB).

Psicologia

A chegada de uma idade mais avançada traz uma série de transformações corporais, além de algumas limitações com as quais o paciente pode não saber lidar de imediato. Por isso, é fundamental a assistência psicológica do idoso, a fim de garantir o seu bem estar e saúde mental.

  • Onde estudar: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UNB).

Medicina

Parece óbvio, mas não custa reforçar! A Medicina é uma das áreas mais indicadas para quem quer trabalhar diretamente com idosos. Através do curso, é possível que o aluno investigue, diagnostique e trate doenças relacionadas à Terceira Idade, especialmente mediante a especialização em Geriatria.

  • Onde estudar: UNICAMP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSC-SP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de Brasília (UNB).

Fisioterapia

A Fisioterapia é a área que cuida da recuperação plena dos movimentos de um paciente. Seu trabalho inclui tanto a reabilitação quanto a prevenção de novos acidentes, melhorando a qualidade de vida do assistido. Além da graduação, o estudante pode procurar uma especialização em Fisioterapia para Idosos.

  • Onde estudar: UNIP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade de Brasília (UNB).

Turismo

Durante suas viagens, já percebeu na quantidade de grupos compostos exclusivamente por idosos chegando aos hotéis? Depois de tantos anos de trabalho, essas pessoas chegam a tal fase da vida com o desejo de descansar a aproveitar os melhores destinos! No entanto, é necessário promover atividades adequadas a este perfil.

  • Onde estudar: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UNB), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR).

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.