Você sabe o seu tipo sanguíneo? É possível descobrir a partir de 5 formas diferentes
Hoje você sairá com todas as informações para descobrir o seu tipo sanguíneo! Entenda a importância disso.
Diferente do que muitos pensam, não saber o tipo sanguíneo é algo muito recorrente no Brasil. Inclusive, um estudo feito pelo Datafolha pode nos mostrar que isso é muito comum, já que aproximadamente 40% da nossa população desconhece essa informação. No entanto, hoje este cenário pode ser alterado, já que trouxemos 5 formas de identificar o tipo do seu sangue!
Leia mais: Você Tem Sangue Tipo A? Então Saiba Quais Alimentos Deve Evitar
Como identificar o tipo sanguíneo?
Os tipos sanguíneos são o A, B, AB e O, podendo variar com o fator Rh sendo positivo ou negativo. Paralelo a isso, nem todos os tipos sanguíneos são compatíveis com os demais, por isso é necessário saber qual o seu para caso necessite de uma transfusão de sangue ou transplante de órgãos.
Além disso, entender sobre os tipos sanguíneos é importante até no momento de ter um bebê. Neste cenário, é necessário entender qual é o tipo dos genitores para que não cause a chamada Doença Hemolítica do Recém Nascido, onde o sangue do bebê é incompatível com o sangue da mãe. Desta forma, saiba como identificar o seu:
1. Observe exames de sangue antigos
Se você não lembra qual é o seu tipo de sangue, talvez olhar um exame anterior seja a forma mais prática para relembrar. Por isso, é importante guardar os papéis de exames, assim você conseguirá a formação de um jeito mais rápido e direto de casa.
2. Relembre conceitos de biologia e genética
Se você foi um bom aluno na escola, talvez você lembre os assuntos estudados sobre o Sistema ABO e o Fator RH. Para isso, é necessário saber pelo menos o tipo sanguíneo dos seus pais e fazendo a conta você saberá o seu.
4. Doe sangue
No ato de doar sangue é possível ter a resposta dessa pergunta. Desta forma, quando você se candidata como doador de sangue alguns testes são feitos inclusive a tipagem sanguínea. Com isso, você saberá a resposta para sua pergunta e ainda ajudará a salvar vidas.
5. Faça o exame
Você pode ir para uma clínica, através de uma requisição de médico no caso do SUS, e fazer diretamente o teste de tipagem sanguínea. Nesse momento, somente o seu tipo sanguíneo será identificado.
Comentários estão fechados.