Como consultar o FGTS usando o CPF

O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Veja abaixo dicas importantes para a consulta e acompanhamento do benefício.

0

O que é FGTS? O FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O objetivo do benefício é proteger o trabalhador demitido sem justa causa, por meio da abertura de uma conta associada ao contrato de trabalho.

Os depósitos à essa conta devem ser feitos pelos empregadores em nome dos empregado no início de cada mês. O valor estipulado é de 8% em relação ao salário pago para o funcionário.

Assim, o valor acumulado por esses depósitos fica disponível ao trabalhador que, em situações específicas, pode fazer uso desse dinheiro.

Quem tem direito ao FGTS?

O direito ao benefício é dado ao trabalhador brasileiro que ocupa alguma função no âmbito do trabalho formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)

Além disso, estão inclusos os trabalhadores rurais, domésticos, temporários, avulsos, intermitentes, safreiros (trabalhadores rurais durante o período sazonal de colheitas agrícolas) e os atletas profissionais. 

Como consultar FGTS pelo CPF?

É extremamente importante que o trabalhador tenha o conhecimento do valor depositado à sua conta do FGTS pelo empregador. 

Sendo assim, siga nosso passo a passo e saiba como consultar a quantia disponível em sua conta do FGTS utilizando o seu CPF.

1º Acessar a página do site da Caixa Econômica Federal;

2º Em seguida, digite na barra de buscas seu número de CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, digite o seu número de CPF e clique em “cadastrar/esqueci senha”.

print-fgts

3º Leia o termo de adesão do contrato e preencha o formulário com as informações solicitadas e em seguida clique “confirmar”;

4º Defina sua senha de acesso e confirme sua escolha digitando-a novamente no campos seguintes;

5º Após terminar o cadastro da senha, retorne ao endereço inicial (Passo 1) e digite novamente seu endereço de e-mail, CPF ou número do PIS. Em seguida, insira a senha que você acabou de criar e clique em “ok”;

Feito isso, você estará habilitado a acompanhar seu saldo e informações referentes ao seu FGTS.

Outras opções de consulta ao FGTS

A Caixa Econômica Federal ainda disponibiliza ao trabalhador outras ferramentas para a consulta ao FGTS, como por exemplo:

  • Via SMS no celular, com informações de depósito, saldo e valores liberados para saque;
  • Pelo aplicativo FGTS no celular;
  • Por meio de correspondência a cada 2 meses, informando o saldo disponível. Para ativar esta opção, é preciso entrar em contato com o atendimento da Caixa pelo número 0800 726 01 01 e informar seus dados e endereço.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.