Silabada

O português é uma língua que pode ser bem complexa e cheia de regras. Saiba o que é silabada e evite vícios de linguagem.

0

Os vícios de linguagem acontecem quando há alterações das normas da língua padrão, por descaso, descuido ou desconhecimento por parte do falante.

A gramática possui várias regras e aborda vários aspectos, um deles é a respeito dos sons das palavras.

A fonética é a área responsável por esse estudo e dentro dela está a prosódia, que trata do correto conhecimento da sílaba predominante, ou seja, da sílaba tônica.

Quando não há o conhecimento da sílaba tônica, principalmente em casos onde a palavra não recebe nenhum acento gráfico, pode-se cometer erros conhecidos como silabada.

A silabada é a alteração indevida no acento tônico da palavra, gerando erro de pronúncia. Esse erro é denominado erro de prosódia, ao confundirmos a posição da sílaba tônica.

Geralmente, o acento é proveniente da língua de origem e não por convenções gramaticais, como muitos pensam. Assim, o acento deve ser respeitado, pois pode acontecer de ser mal compreendido por emitir uma palavra diferente da que era pretendida.

Exemplos de silabada

Conheça algumas palavras que recorrentemente sofrerem silabada e evite erros:

  • Circuito às vezes é pronunciada de forma incorreta quando é falada como circuíto;
  • Gratuito é o correto e não gratuíto;
  • Protótipo quando sofre silabada pode ser dito como prototípo;
  • Filantropo dita como filântropo é incorreto;
  • Arquétipo é a forma correta e não Arquetipo.

Você pode se interessar:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.