Conurbação – O que significa a conurbação das cidades
A conurbação é um movimento comum em regiões de alta concentração populacional.
Se você mora em uma região metropolitana, provavelmente possui cidades próximas que parecem compor um só município. Esse é o caso de muitas cidades brasileiras, principalmente as capitais.
Processo de conurbação
O crescimento horizontal de uma cidade é feito por meio do surgimento de subúrbios e bairros periféricos. A longo prazo, a extensão da cidade atinge municípios vizinhos, podendo gerar migrações pendulares.
Esse tipo de migração é quando um habitante migra temporariamente, como acontece com pessoas que estudam em uma cidade, mas moram em outra. Assim, quando o crescimento das cidades se chocam, ocorre a conurbação.
Região metropolitana
Uma região metropolitana surge de áreas conurbadas, tendo como definição um conjunto de municípios integrados entre si física e socioeconomicamente. Em resumo, uma região metropolitana é formada por uma grande cidade, ou a metrópole, áreas conurbadas entre si e com a metrópole.
Já a metrópole é definida por ser uma concentração populacional, comercial e industrial de uma região. Dessa maneira, os municípios ao seu redor utilizam desses serviços e são influenciados pela cidade, tornando-se uma região metropolitana.
Conurbação no Brasil
A cidade de São Paulo é uma metrópole de uma região metropolitana, com 39 municípios divididos em cinco regiões: norte, leste, sudeste, oeste e sudoeste.
Um exemplo menor é a cidade de Goiânia. A metrópole tem influência sobre 19 municípios com destaque para Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade. Com a capital goiana, esses municípios formam 90% da população da região.
Leia também:
- Conheça as 10 maiores cidades da Bahia
- Conheça as 12 maiores cidades do Paraná
- Ranking das 15 maiores cidades de Minas Gerais
Comentários estão fechados.