Pesquisadora desenvolve jogos para conscientizar alunos sobre Covid-19

E-book Corona Games é destinado a professores dos ensinos Fundamental II e Médio. Atividade aborda a doença e as formas de prevenção.


Uma aluna da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais desenvolveu uma forma diferente de abordar o corona vírus. Através de jogos, Kênia de Araújo explica de forma lúdica sobre a Covid-19 no ambiente escolar. O e-book Corona Games é resultado de sua dissertação no mestrado.

O material é voltado para o uso de professores dos ensinos Fundamental II e Médio. As atividades podem ser realizadas no ambiente físico de sala de aula ou de modo remoto. 

Kênia é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, eixo temático Ensino de Biologia, da PUC Minas. O trabalho contou com a orientação da professora Andréa Carla Leite Chaves. 

Além disso, o e-book foi testado e avaliado por professores de escolas públicas e privadas. A aplicação do material se deu em diversos contextos e disciplinas. Com base no feedback recebido, o trabalho foi encarado como educativo e capaz de contribuir positivamente.

Por meio de jogos e brincadeiras envolvendo raciocínio lógico e matemático, o objetivo é promover a saúde. Os professores avaliaram que o e-book contribui para a formação de cidadãos conscientes.

Como funciona o Corona Games?

O Corona Games conta com jogos didáticos, voltados para a conscientização e o ensino acerca da Covid-19. Além disso, aborda o diagnóstico da doença e as possíveis complicações por ela causadas. Tudo isso através de brincadeiras e jogos.

Dessa forma, os alunos podem ampliar a compreensão do cenário pandêmico atual de modo “leve”. Materiais multimídias em plataformas digitais são indicados no e-book. Além disso, existe a sugestão de simuladores de pandemia virtual.

Entre os jogos presentes no trabalho estão:

Teatro da Covid-19: informa sobre os sintomas, diagnósticos e consequências da enfermidade. 

Pega-pega do coronavírus: trabalha as formas de contágio da doença. Também aborda as ferramentas de prevenção.

Campeonato de HQ’s da Covid-19: é uma competição de histórias em quadrinhos. O jogo conta com outros educadores nos papeis de jurados.

O Corona Games pode ser acessado através do link: https://drive.google.com/file/d/1FZ6c7SsAXars46oCWHRMZWi5AGTyHaPi/view

 

Leia também: Projeto Cinco Sentidos na Educação Infantil

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More