Projeto Cinco Sentidos na Educação Infantil

Através deste projeto pedagógico, voltado para educação infantil e séries iniciais, fornecemos algumas ideias didáticas para o tema “os cinco sentidos”.

4

Não há como capturar e perceber nossos arredores sem usar pelo menos um (ou mais) dos nossos cinco sentidos, seja a audição, a visão, o tato, paladar ou olfato. Eles são a porta de entrada para que qualquer mensagem, estímulo ou sensação chegue até nós. É através deles também que reagimos aos arredores: no calor buscamos refresco, no frio procuramos nos aquecer, diante do perigo corremos, etc.

Dessa forma, é importante que o educador esteja atento aos seus alunos quanto ao desenvolvimento de seus sentidos, em especial na educação infantil. Eles devem ser devidamente estimulados e caso perceba alguma dificuldade no uso de algum deles (problemas na visão como a miopia, na audição, de locomoção, na fala como a dislalia e língua presa) deve imediatamente comunicar aos familiares responsáveis para que consultem um especialista, pois é a hora mais efetiva para tratar destes problemas.

Veja também: Atividades Cinco Sentidos Educação Infantil para imprimir

Além disso, trabalhar com os cinco sentidos é trabalhar o autoconhecimento, e prepara o corpo emocional. É através dos sentidos que captamos informações e as processamos, e isso para diversas situações: de uma complexa análise de um problema ou para apenas formarmos nossos gostos e preferências. Confira abaixo o projeto:

PROJETO CINCO SENTIDOS

Justificativa:

Através de uma abordagem essencialmente interacionista, estimular os cinco sentidos, ensinar a interpretar os mais diversos estímulos e informações que eles captam, e como educadores, observar se alguma dentre as crianças apresenta alguma dificuldade motora ou sensorial para que o quanto antes possa ser amparada.

Objetivos:

  • Estimular e desenvolver os cinco sentidos;
  • Estimular e desenvolver a coordenação motora;
  • Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
  • Trabalhar autoconhecimento;
  • Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;
  • Identificar e classificar diferentes informações.

Desenvolvimento:

  • PARA A VISÃO: Trabalhar através de brincadeiras, cartazes, recortes e colagens, vídeos e livros as diferenças entre as cores (e como percebemos elas), claro e escuro (luz e sombra), tamanho (pequeno e grande), comunicação gestual e etc;
  • PARA A AUDIÇÃO: Usar da música, trazer diferentes tipos de som (chuva, animais, ruídos, fala), cantar, brincar de identificar sons sem olhar quem ou o quê está emitindo, trabalhar a linguagem e a comunicação oral;
  • PARA O OLFATO: Trazer diferentes fragrâncias, identificar quais são os cheiros, classificá-los entre agradáveis e desagradáveis, usar da mesma brincadeira de adivinhar às cegas qual é o cheiro que estão sentido, etc;
  • PARA O TATO: Sentir com as mãos, sentir com os pés, confeccionar tapetes com diferentes texturas para que as crianças andem por cima e descrevam a sensação, o mesmo pode ser feito com as mãos, noção de suavidade e firmeza, de força e fraqueza, sensação do vento na pele;
  • PARA O PALADAR: Trabalhar sabores (amargo, doce, salgado, azedo), texturas dos alimentos (crocante, mole, duro, seco, molhado), tudo através de experimentação. Pode-se – caso possível – fazer uma oficina culinária para preparar junto das crianças diferentes alimentos.

IDEIAS DE ATIVIDADES SOBRE CINCO SENTIDOS

Vinícius Risério Custódio
Graduado em Pedagogia e Geografia
Mestrando em Relações Internacionais

você pode gostar também
  1. […] Veja também: Projeto Cinco Sentidos na Educação Infantil […]

  2. tami Diz

    Parabéns gostei muito

  3. tami Diz

    Parabéns gostei muito ! dou like

  4. Helayne R Bíscaro Diz

    Excelente trabalho, obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.