Costumes do Brasil que São Ofensivos Em Outro País

Você gosta de colocar molho na pizza ou costuma chegar atrasado em seus compromissos? Em outros países isso pode te trazer problemas.

0

Sabemos que em outros países, os costumes se diferem dos que estamos acostumados. Por isso, quando vamos visitar novos países, é preciso estar atento quanto essas questões. Isso por que alguns dos mais inocentes costumes do Brasil podem ser entendidos como uma grosseria fora daqui.

Até mesmo um aperto de mãos mais apertado pode ser entendido como uma ofensa, sabia? E não para por aí, existem outros hábitos que que incomoda aos estrangeiros. Há quem se sinta insultado quando se acrescenta um simples molho de ketchup na pizza.

Parece exagero não é?! Mas não está no nosso alcance julgar a cultura de outro país. É preciso averiguar essas questões para que não haja nenhum desentendimento desagradável.

Confira também:

Hábitos dos brasileiros que chamam a atenção de estrangeiros

Só Pra Quem Tem Estômago: 11 Pratos Bem Estranhos Servidos Ao Redor do Mundo

Veja a seguir 8 costumes do Brasil que são ofensivos em outros países.

1 Chegar atrasado

Chegar atrasado

No Brasil, chegar meia hora atrasado é um dos costumes que se tornaram comuns e toleráveis. Já na Alemanha, deixar alguém esperando é uma das coisas mais rudes que você pode fazer. O ideal é chegar até mesmo alguns minutinhos antes.

2 Dar gorjeta

Dar gorjeta

No Brasil é comum darmos gorjeta aos garçons pelo atendimento do profissional a fim de incentiva-lo e recompensa-lo pelo serviço.

Embora se trate de um costume agradável aqui, nos países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul, dar gorjeta para a pessoa que está servindo você pode ser entendido como uma ofensa. Nesse sentido, eles costumam recusar o dinheiro e podem até mesmo devolver a você se deixar alguns trocadinhos sobre a mesa, como de costume.

3 Fazer “joia” com as mãos

Fazer “joia” com as mãos

Apesar de ser um gesto simpático e inocente no Brasil, em países como Oriente Médio, esse sinal se trata de um gesto ofensivo e equivale a mostrar o dedo médio por aqui.

4 Acrescentar temperos e molhos na comida

Acrescentar temperos e molhos na comida

É muito comum colocarmos molhos e temperos para incrementar nossas refeições, mas pra muitos isso se trata de uma afronta. Na Espanha e no Japão, por exemplo, se você fizer isso pode causar desconfortos. Na Itália, aliás, colocar ketchup na pizza é quase uma ofensa!

5 Comer em qualquer lugar

Comer em qualquer lugar

É habitual comermos em qualquer lugar para economizar tempo em meio nossa rotina no Brasil, mas isso pode ser um problema em outros países. Comer na rua, no ônibus e em outros lugares públicos, que não sirvam comida, é considerado um comportamento rude em Ruanda. Até mesmo tomar um sorvete pode ser reprovado.

6 Mascar chiclete

Mascar chiclete

Em Cingapura, por exemplo, além de ser falta de educação fazer isso, você ainda fica sujeito a pagar uma multa equivalente de 1 mil reais, caso você o cuspa na rua. Inclusive, nesse país a importação de goma de mascar é proibida há um tempão

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.