Covid-19: Após dois anos, escolas filipinas reabrem para aulas presenciais

Transporte público gratuito para estudantes e estímulo à vacinação foi uma das medidas adotadas para diminuir a crise educacional no país.

Milhões de crianças filipinas retornaram, nesta segunda-feira, 22, às salas de aula. O país foi um dos últimos a reabrir escolas, que só aconteceu devido ao agravamento da evasão escolar e situação educacional no país. Para que o retorno acontecesse em segurança, autoridades estimularam a campanha de vacinação e deu gratuidade, até o final do ano civil, aos estudantes que precisam do transporte público. Confira agora como se deu o retorno das aulas nas Filipinas.

Leia mais: Estudo aponta dificuldades das escolas rurais no oferecimento do ensino remoto

Volta às aulas nas Filipinas

Interrompidas desde 2019, as aulas nas Filipinas dividiram debates ao longo do país, conhecido por ser um dos mais populosos do mundo, contando com uma população superior a 111 milhões de habitantes e cerca de 300.000km² de extensão. Dessa forma, algumas atitudes foram tomadas pelo Governo, a fim de retomar as aulas com segurança e melhorar os indicadores educacionais do país, que mostram problemas alarmantes.

Cenário pré-pandemia: Como era a educação nas Filipinas?

Dados apontam que o cenário pré-pandêmico do sistema educacional das Filipinas já não era muito animador. Há um contingente de estudantes muito alto, que leva à superlotação das escolas, um método de ensino tecnicista e ultrapassado, além de problemas de infraestrutura nas escolas. Como resultado, 9 em cada 10 crianças filipinas com mais de 10 anos eram incapazes de ler e compreender textos simples, ou seja, havia elevadas taxas de analfabetismo funcional.

Quais atitudes foram tomadas pelo Governo durante a pandemia?

Com o início da pandemia, o Governo instituiu um programa de aprendizagem mista. Dessa forma, eles forneceram material impresso, mas as aulas eram difundidas através da televisão e da internet.

Quais atitudes foram tomadas pelo Governo para reabrir as escolas?

Entre as principais atitudes, destacam-se: Criação de postos de vacinação novos e estímulo à vacinação; Autorização para que linhas de ônibus transportem crianças gratuitamente até a escola e repasse de dinheiro às famílias dos estudantes para ajuda de custos – com o objetivo de diminuir a evasão escolar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.