Cozinha é a nova vilã da saúde e mais perigosa do que fumar passivamente, diz pesquisa
Um estudo científico analisou a emissão de gases durante e após o uso do fogão a gás em casa. O resultado revela números prejudiciais à saúde
Uma pesquisa revelou que ficar próximo ao fogão a gás da cozinha é tão perigoso quanto fumar passivamente. O estudo analisou os riscos da combustão do fogão a gás e identificou níveis perigosos para a saúde.
A pesquisa foi publicada recentemente na revista Environmental Science & Technology e identificou como o benzeno sofre um aumento no processo de combustão. Em resumo, o benzeno sai das chamas produzidas no fogão a gás e circula pelo ambiente doméstico, onde pode permanecer por muito tempo.
Para realizar a medição do gás, os pesquisadores visitaram mais de 80 casas norte-americanas e acompanharam as emissões em diferentes cômodos da casa. Assim, ficou comprovado que o uso do fogão a gás emitia dados detectáveis de benzeno na cozinha e, até mesmo, em outros locais, como o quarto. Os números sempre eram acima do que é considerado aceitável para o padrão de saúde.
Os perigos à saúde do fogão a gás na cozinha
Os prejuízos desse contato com o fogão e a substância química estão sendo comparados com o ato de ficar próximo a um fumante, quando inalamos passivamente a prejudicial fumaça do cigarro. Apenas um queimador do fogão a 175°C emitiu valores mais altos que os níveis do fumo passivo do tabaco.
Os dados constataram que tanto o fogão a gás em ambientes fechados quanto o fumo passivo podem colocar as pessoas em contato com substâncias químicas prejudiciais, como o benzeno.
“A exposição de curto prazo ao benzeno suprime a produção de células sanguíneas, e a exposição crônica ao benzeno aumenta o risco de leucemias e linfomas”.
No caso do fogão, a preocupação é sobre o aumento dos gases em ambientes internos e por um longo período. Da mesma forma, as pessoas também devem evitar a todo custo o contato com a fumaça dos cigarros em lugares fechados, por conta das inúmeras substâncias químicas que são misturadas na composição do cigarro.
De acordo com a publicação Gas and Propane Combustion from Stoves Emits Benzene and Increases Indoor Air Pollution (A combustão de gás e propano de fogões emite benzeno e aumenta a poluição do ar interior)
O estudo aponta que o contato com o fogão não irá, obrigatoriamente, produzir problemas de saúde, mas emite um alerta sobre os altos níveis de gases que as pessoas convivem nas próprias residências, em um ambiente muito comum, como a cozinha.
Mas, como evitar os riscos à saúde do fogão a gás? Duas dicas simples são: evite ficar próximo ao fogão a gás, caso não seja necessário, e deixe as janelas abertas, mantendo o ambiente bem ventilado.
Já a orientação dos pesquisadores foi que a melhor solução é utilizar fogões elétricos ou por indução.
Comentários estão fechados.